A múmia da rainha Tiye.



Ela foi encontrada em 1898, quando Victor Loretin descobriu a câmara da tumba KV-35, ele viu que entre as múmias que ali estavam, havia a de uma mulher com cabelos longos, que ele batizou de "The Elder Lady" - A Velha Senhora.

Não era comum ver um rosto e cabelos tão bem preservados. Ao lado da múmia de longos cabelos existiam outras duas múmias, a de uma jovem mulher - batizada de "Younger Lady" e a de um garoto que foi chamado de "Unknown Boy".

As múmias não possuíam sarcófagos e nada que pudesse identificá-las em um primeiro momento, porém, uma mecha de cabelo proveniente da tumba de Tutancâmon, dentro de um sarcófago em miniatura com o nome de Tiye ajudou na identificação dela, essa mecha era provavelmente uma recordação para a vida eterna da tão adorada avó.

Em 1976, essa mecha foi comparada em uma análise com uma amostra de cabelo da múmia "The Elder Lady", concluiu-se que a mecha pertencia a ela.

Em fevereiro de 2003, a múmia foi estudada novamente por um grupo de pesquisadores da York University, que fizeram exames de Raio X. E nesse estudo, a idade de "Elder Lady" quando morreu foi estimada entre 45 a 55 anos, tendo 145 cm de altura. 

Em 2010, exames de DNA feitos por uma equipe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, em conjunto com a National Geographic Society e a Siemens confirmaram oficialmente que a múmia "Elder Lady", era a poderosa rainha Tiye. A pesquisa também confirmou que ela era avó do faraó Tutancâmon, mãe do faraó Akhenaton e também mãe da outra múmia encontrada junto com ela, a "Younger Lady".

Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال