Bolsonaro vem a Campinas na quarta para a liberação da 1ª linha de Luz Sirius
O Presidente eleito Jair Bolsonaro, fala com a imprensa após reunião com os futuros comandantes das Forças Armadas, no Comando da Marinha, em Brasília.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, estará em Campinas nesta quarta-feira (21/10), para participar da “Cerimônia de Abertura da Primeira Linha de Luz Sirius”. O evento está marcado para o período da tarde, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas.
O Sirius é um grande equipamento científico, composto por três aceleradores de elétrons, que têm como função gerar um tipo especial de luz: a luz sincrotron. Essa luz de altíssimo brilho é capaz de revelar estruturas, em alta resolução, dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas, vírus, rochas, plantas, ligas metálicas e outros. O Sirius é um acelerador de partículas de quarta geração e a mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil. Só há um outro equipamento comparável a ele em operação, na Suécia.
“O Sirius permitirá que os pesquisadores façam experimentos em diversas áreas, como engenharia de materiais, saúde, energia e meio ambiente na escala mais fundamental que existe, que é a escala dos átomos e das moléculas”, disse José Roque, diretor geral do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e diretor do projeto, quando o super laboratório foi inaugurado.
A luz tem o poder de penetrar em materiais espessos, como concreto e rochas, para estudar, por exemplo, o escoamento de água, óleo e gás e facilitar a exploração de campos de petróleo.
O super laboratório funciona em um prédio de 68 mil metros quadrados – equivalente a um estádio de futebol. O projeto completo inclui outras sete estações de pesquisa – denominadas “linhas de luz” – que deverão entrar em operação até 2021