Das diversas tribos conhecidas, a tribo Bodi é uma subdivisão da população Mekan (ou Me'em), uma minoria étnica Surma que habita o sudoeste da Etiópia. Os Bodi, tradicionalmente participam de um festival único, celebrando o ano novo, conhecido como Ka'el.
A celebração ocorre em junho, onde são indicados homens solteiros de cada família para ingressar no concurso, onde será eleito o homem mais gordo da tribo. Os candidatos passam por uma dieta de engorda em isolamento, alimentados apenas com mel, sangue de vaca e leite durante 3 a 6 meses.
No dia da competição, o evento também é celebrado com dança e música.Após a escolha do vencedor, a cerimónia termina com o abate de uma vaca (A tribo Bodi apresenta majoritariamente atividade pecuária) usando uma pedra sagrada. Posteriormente, é inspecionado o sangue do estômago do boi pelos anciãos para ver se o futuro será promissor.
Algumas semanas após a cerimônia, o vencedor recupera a forma física anterior, mas continuará sendo um herói para o resto da vida.
Texto: Luiz Zanfelici
Créditos: Registros Históricos