Elon Musk, CEO e cofundador da SpaceX, anunciou em outubro do ano passado que sua empresa de exploração espacial esperava enviar uma espaçonave tripulada a Marte em 2024. O “Planeta Vermelho” faz parte dos sonhos de Musk há muito tempo, já que o próprio empreendedor argumentou que a única salvação para a vida na Terra está na colonização do espaço. Na ocasião, ele chegou a dizer que gostaria de ser enterrado em Marte.
Porém, o que ganhou destaque na revista Entrepreneur e gerou conversa nas redes sociais foi a curiosa história de que o cientista alemão Wernher Von Braun possa ter “previsto” que uma pessoa chamada “Elon” seria a responsável por levar humanos a Marte pela primeira vez. A “profecia” foi publicada no livro “Mars Project”, escrito pelo alemão em 1953.
O cientista foi um dos principais desenvolvedores do foguete V-2 da Alemanha nazista no final da Segunda Guerra Mundial (embora sua associação com Adolf Hitler tenha sido controversa). Após a guerra, Von Braun emigrou para os Estados Unidos, onde ajudou a elaborar a agenda de exploração espacial do país e, eventualmente, a NASA.
Apesar de curiosa, é provável que a conexão entre o romance de Von Braun e o fundador da SpaceX seja mera coincidência.
Destiny, destiny
— Elon Musk (@elonmusk) December 30, 2020
No escaping
that for me