- O Starlink, que atualmente é operado pela SpaceX de Elon Musk, permite que as pessoas se conectem à Internet por meio de uma antena parabólica colocada em ou perto de suas propriedades.
- Musk disse que só listará publicamente o serviço de banda larga via satélite quando seu fluxo de caixa for mais previsível.
- O presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, disse no ano passado que a Starlink poderia ser separada da SpaceX para uma oferta pública inicial.
O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, disse que só listará publicamente o serviço de banda larga via satélite Starlink quando seu fluxo de caixa for mais previsível.
O Starlink, que atualmente é operado pela empresa de exploração espacial SpaceX, permite que as pessoas se conectem à Internet por meio de uma antena parabólica colocada em ou perto de suas propriedades. A Internet é enviada para a antena por meio dos satélites Starlink que foram colocados em órbita pela SpaceX.
“Abrir o capital antes disso seria muito doloroso”, disse Musk em um tweet na noite de quarta-feira. “Farei o meu melhor para dar preferência aos acionistas da Tesla a longo prazo.”
O tweet do bilionário veio depois que um usuário do Twitter perguntou a ele: “Qualquer opinião sobre o Starlink IPO, adoraríamos investir no futuro. Alguma opinião sobre os primeiros passos para os investidores de varejo da Tesla? ”
O presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, disse no ano passado que a Starlink poderia ser separada da SpaceX para uma oferta pública inicial.
A Starlink, com sede em Redmond, Washington, quer fornecer ao mundo uma internet mais rápida, começando por melhorar o acesso à internet em partes do mundo que não são servidas atualmente por provedores de banda larga.
Ela planeja fazer isso colocando milhares de pequenos satélites de telecomunicações em órbita baixa da Terra que podem enviar internet de alta velocidade e baixa latência para o solo.
A Starlink está atualmente testando seu serviço com clientes em 11 países, incluindo os EUA e o Reino Unido .
Musk disse em maio que a empresa recebeu mais de 500.000 encomendas de seu serviço de Internet e não prevê problemas técnicos para atender a demanda.
A Starlink deve ser capaz de fornecer cobertura global contínua até setembro, disse Shotwell na terça-feira.
“Implementamos com sucesso cerca de 1.800 satélites e assim que todos esses satélites atingirem sua órbita operacional, teremos cobertura global contínua, de modo que deve ser como o período de setembro”, disse ela em uma conferência de tecnologia do Grupo Macquarie via webcast, segundo a Reuters.
“Mas então temos um trabalho regulatório para entrar em todos os países e obter aprovação para fornecer serviços de telecomunicações.”
A Starlink disse que planeja lançar 12.000 satélites no total, a um custo de aproximadamente US $ 10 bilhões.
Musk disse em maio que Starlink será uma fonte crucial de financiamento para alguns de seus outros planos, incluindo o envio de clientes pagantes para Marte e a colonização de Marte.
Em uma entrevista em março do ano passado, Musk disse que a SpaceX poderia ganhar até US $ 30 bilhões por ano fornecendo banda larga. Ele disse que o Starlink será “útil para as empresas de telecomunicações porque o Starlink atenderá os clientes mais difíceis de atender”, acrescentando que o 5G não é ótimo para o campo porque “você precisa de alcance”.
Fonte: cnbc news