O relatório da ProPublica alegou que Musk, que vale $ 152 bilhões, pagou menos de $ 70.000 em imposto de renda federal em 2015 e 2017, e nada em 2018. Ele parecia ter pago o devido em 2016, quando exerceu mais de $ 1 bilhão em opções de ações. Mas sua “taxa de imposto real” geral para o período de cinco anos entre 2014 e 2018, calculada como o valor do imposto pago dividido pelo aumento no patrimônio líquido, é de apenas 3,27%, muito menor do que uma família americana média.
Os defensores de Musk desafiaram o cálculo da ProPublica. “Se 'tributar os ricos' acontecer (o que não acontecerá), Elon Musk precisará vender bilhões de dólares em ações da Tesla”, tuitou Pranay Pathole, um engenheiro indiano com quem Musk costuma interagir no Twitter. “Isso seria terrível para o preço das ações e poderia prejudicar muitos acionistas de varejo”.
“Exatamente”, respondeu Musk. “[A] única vez que vendo ações da Tesla é quando minhas opções de ações estão expirando e eu não tenho escolha.”
Ele acrescentou: “A propósito, continuarei a pagar imposto de renda na Califórnia proporcional ao meu tempo no estado, o que é e será significativo”.
A investigação do ProPublica não incluiu informações sobre o imposto de renda estadual.
Em maio de 2020, Musk twittou que vai “ vender quase todos os bens físicos ” , incluindo suas casas, para que ele possa se concentrar no gerenciamento de Tesla, SpaceX e seus outros empreendimentos.
Ele confirmou na quarta-feira que vendeu todas as casas, exceto uma. “Sim, vendi minhas casas, exceto uma na Bay Area que é alugada para eventos”, ele tuitou. “Trabalhar em energia sustentável para a Terra com Tesla e proteger o futuro da consciência tornando a vida multiplanetária com a SpaceX. Também mitigação de risco de IA com Neuralink e consertando tráfego com Boring . ”