Tim Berners-Lee , criador da World Wide Web, está leiloando o código-fonte de sua invenção como um NFT.
Embora o código inovador esteja há muito tempo em domínio público, o cientista da computação britânico já autorizou a venda de uma única edição de seus arquivos originais com carimbo de data / hora.
Compreendendo mais de 9.500 linhas de código, os arquivos contêm a base das linguagens e protocolos que sustentam a Internet como a conhecemos: Hypertext Transfer Protocol (HTTP), Hypertext Markup Language (HTML) e Universal Document Identified (URI).
Eles estão sendo vendidos junto com uma visualização animada do código e um "pôster" digital que é "assinado" por Berners-Lee por meio de uma assinatura gráfica. O licitante vencedor também levará para casa uma carta, escrita pelo cientista da computação, na qual ele reflete sobre o código e sua criação.
“Foi divertido voltar e revisar o código”, diz a carta. “É incrível ver as coisas que aquelas relativamente poucas linhas de código, com a ajuda de uma incrível e crescente gangue de colaboradores em todo o planeta, permaneceram no caminho certo para se tornar o que a web é agora.
"Eu nunca senti que poderia relaxar e sentar - já que a web estava e está mudando constantemente", Berners-Lee finaliza. "Ainda não é o melhor que pode ser: sempre há trabalho a ser feito!"
Embora a primeira página da web do mundo não tenha entrado no ar até 1991, o nascimento da World Wide Web é geralmente considerado como sendo 1989, o ano em que Berners-Lee submeteu um manuscrito intitulado "Gerenciamento de informações: uma proposta" no CERN, uma partícula laboratório de pesquisa em física na Suíça. Inicialmente projetado para ajudar os cientistas a colaborar, sua invenção logo se expandiu para além do mundo acadêmico. Existem agora mais de 4,6 bilhões de usuários ativos da Internet no mundo.
A Sotheby's, que está organizando a venda, descreveu o código como o "primeiro artefato digital" a ser leiloado. A diretora global de ciência e cultura popular da casa de leilões, Cassandra Hatton, disse que a venda oferece uma chance de "possuir" parte de um desenvolvimento tecnológico que anunciou uma "mudança de paradigma" para a humanidade. "Tenho tentado encontrar algo comparável", disse ela ao telefone de Nova York. “Pensei talvez na teoria da relatividade, no heliocentrismo, na imprensa, nas lâmpadas ou no motor de combustão. Mas acho que isso é uma coisa muito maior. "As lâmpadas eram um aprimoramento das velas, o motor de combustão como um aprimoramento do motor a vapor, mas com a World Wide Web era algo inteiramente novo."
Um 'artefato totalmente digital'
Com base na tecnologia blockchain, os NFTs, ou tokens não fungíveis, revolucionaram a arte digital e os itens colecionáveis, oferecendo prova de propriedade. Os tokens tornaram mais fácil comprar e negociar ativos digitais que poderiam ser facilmente copiados, como tweets ou fotos. O código de Berners-Lee está disponível publicamente desde 1993, mas Hatton acredita que a chance de possuir os "arquivos originais" torna este NFT como outros colecionáveis históricos de alto valor. "Eu vejo as lentes de alguém que é especialista em livros e manuscritos há quase duas décadas", acrescentou ela. “A existência de brochura não desvaloriza a primeira edição, e a existência da primeira edição não desvaloriza a existência dos manuscritos. "É o mesmo com pinturas: quantos pôsteres de 'A Noite Estrelada' de Van Gogh existem por aí? Eles não desvalorizam a pintura de forma alguma." Berners-Lee, que foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2004, disse em um comunicado à imprensa que os NFTs representam "o meio mais apropriado de propriedade que existe" para seu código pioneiro. "Por que um NFT? Bem, é uma coisa natural de se fazer, como quando você é um cientista da computação e quando escreve código e tem sido por muitos anos", disse ele. "Parece certo assinar digitalmente meu autógrafo em um artefato totalmente digital." Os lances começarão a US $ 1.000 em 23 de junho, e o leilão ocorrerá online até o final do mês. Como com todas as vendas de NFT da Sotheby's até agora - incluindo 28 obras de arte digitais que foram vendidas por US $ 17,1 milhões na semana passada - a casa de leilões se recusou a oferecer um preço estimado para o código de Berners-Lee. Dado o histórico limitado de NFTs no mercado, Hatton disse que provavelmente "levará um tempo" antes que os leiloeiros possam fornecer avaliações precisas para o mercado de NFTs. Mas ela previu que o comprador provavelmente seria alguém "que viveu a mudança de paradigma" ocasionada pela chegada da web.
"Para realmente apreciar esta invenção", acrescentou ela, "é preciso entender como era antes."