Nosso planeta possui uma vasta biodiversidade, mesmo assim, a maioria das pessoas não têm conhecimento da dimensão dessa variedade. Devido a essa grande quantidade, existem muitos animais - mais do que você possa imaginar - que, talvez, você nunca tenha escutado falar sobre eles.
Todos os animais, assim como qualquer outro ser vivo, possuem importante função no equilíbrio do planeta Terra, devido suas características particulares, como: caça, procriação e vivencia com os outros animais em seus habitares.
Temos conhecimento sobre um grupo de animais existente e convivemos com alguns desses animais, esse conhecimento e convivência difere muito entre país para país. Os animais como cães, gatos, pássaros, hamsters entre outros, são animais que, normalmente, encontramos nos lares das famílias.
Isso ocorre devido as características particulares desses animais. Por serem dóceis, fofinhos e amigáveis, acabam ganhando admiração das pessoas e sendo escolhidos para conviverem nos lares dessas pessoas e, na maioria das vezes, tratados como membros da família com muito carinho e amor.
Porém, existem um grupo menor de animais que são menos conhecidos pelas pessoas, animais que possuem uma aparência um pouco diferente do que habitualmente estamos acostumados. São animais que raramente são encontrados na própria natureza e, muito menos, nos zoológicos devido sua aparência.
São animais considerados: os animais mais bizarros da Terra. Por terem suas características fora do padrão que os seres humanos estão acostumados, mesmo assim existem e, apesar de não serem conhecidos e admirados, são fundamentais para o planeta.
Por isso, neste artigo, iremos listar os animais mais bizarro da Terra. Animais que vivem em diferentes habitar da Terra e que não são conhecidos pela maioria das pessoas.
1 Tubarão-duende
Obviamente, é um dos animais mais bizarros que você já viu. Encontrar com um animal desse deve ser uma experiência assustadora devido a sua aparência. Conhecido cientificamente como: Mistukurina owstoni, os cientistas sabem muito pouco sobre essa espécie devido ser muito raro encontrá-lo. O tubarão-duende possui uma mandíbula que se projeta quando está diante de uma presa, durante o ataque, recolhe a presa sobre o seu nariz em formato de par e completamente achatado. Essa espécie possui corpo rosado e flácido, os dentes possuem o formato de pregos. O tubarão-duende vive em profundidades superiores a 1.000 metros nos oceanos pacíficos, atlânticos e índico. Não sendo comum encontrar esse peixe na superfície, por isso, normalmente, são encontrados mortos ou durante as pescarias profundas.
2 Peixe-gota
O peixe-gota ou Peixe-bolha ou, como também é denominado cientificamente: Psychrolutes marcidus, é uma espécie de peixe com os traços mais horríveis e nojento que você já viu. Por isso, já foi eleito, em 2013 pela Ugly Animals Preservation Society, como o animal mais feio do mundo! É um peixe muito raro de encontrar devido a profundidade que ele habita, cerca de mais de 1.000 metros de profundidades, vivendo em águas geladas e escuras. Isso é possível devido seu corpo não possui a coluna vertebral e nem músculos, o peixe possui um corpo similar a uma gosma. Normalmente, o peixe se alimenta de siris, crustáceo, algas e matérias orgânicas. O peixe-gota é uma espécie ovíparo, assim, consegui depositar seus ovos no fundo do mar, senta sobre eles e fica até eles chocarem. Apesar de ser um peixe muito difícil de encontrar, ele está classificado entre os peixes que correm o risco de extinção por causa da pesca intensiva por arrasto.
3 Lampreia-marinha
O peixe Petromyzon marinus, é conhecido popularmente como Lampreia-marinha. Como podemos observar, as espécies de peixe estão se destacando entre os animais mais bizarros da Terra. Esse peixe é muito encontrado no norte do Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo e Grandes Lagos e pode chegar até 90 cm de comprimento. Aparentemente possui a forma de enguias, mas não possuem maxilas. São encontradas em águas doce ou anádromos. Contém um olho pineal no topo da cabeça e, logo a frente, uma narina. Com tudo, a sua boca se caracteriza em uma ventosa circular e possui um reforço com um anel constituído de cartilagem, além de uma língua-raspadora que, também, é de cartilagem. Dessa forma, sua boca funciona como um mecanismo que tem a função de sungar para se alimentar, grudando em peixes para sugar o seu sangue. Apesar de não ser uma espécie muito atraente, mas, em alguns lugares como Portugal, Espanha e França são usadas como parte da culinária.
4 Rato-toupeira-pelado
Por mais que não pareça, mas esse animal é um rato com característica de uma toupeira. Denominado cientificamente como Heterocephalus glaber, essa espécie de rato não possui pelos. Outra característica marcante são seus dentes grandes que são usados para cavar a terra até chegar ao subterrâneo, lugar onde eles passam maior parte ou toda a sua vida, mesmo com baixo nível de oxigênio, eles conseguem sobreviver. Além de suas características físicas, o rato-toupeira-pelado se diferencia dos ratos normais pela sua longevidade de vida podendo viver por muitos anos. Como os outros roedores, essa espécie também vive em grupo e são comandados pela rainha, a qual consegue controla-los pela sua urina. O rato-toupeira-pelado é normalmente encontrado na África.
5 Toupeira-nariz-de-estrela
Condylura cristata é uma toupeira conhecida muito como toupeira-nariz-de-estrela devido a características do seu focinho. Apesar da aparência assustadora e fora do convencional, é um animal pequeno que atinge em sua fase adulta cerca de 15 a 20 cm de comprimento. Porém, a parte mais estranha de seu corpo é o círculo no final do seu focinho - por isso o nome: toupeira-nariz-de-estrela - são tentáculos móveis que possuem uma cor rosa acompanhados de carnudos que, são na verdade super receptores sensoriais. Possui a grande função de guiar a toupeira pelo seu caminho, já que a mesma não possui olhos, além de poder identificar alimentos somente ao toque. A toupeira-nariz-de-estrela se alimenta de vermes, crustáceos e insetos. Cientistas descobriram que seu focinho tem a capacidade de detectar vibrações de ondas sísmicas, assim podemos compreender que tamanha feiura possui grande funcionalidade. Esse animal é bastante encontrado na América do Norte, especificamente, em ambientes como rios, pântanos e áreas úmidas.
6 Porco-do-mar
Com certeza o mar é um lugar que esconde muitas coisas, principalmente animais não muito atraentes. O Scotoplanes globosa, ganhou o apelido de porco-do-mar mesmo não parecendo nada com um porco, acredita-se que foi devido ser um animal invertebrado e, por longe, lembrar um pouco pelo seu formato redondo. É um animal que sobrevive em extrema profundidade dos oceanos, cerca de 3 a 4 mil metros ou mais. Não são animais grandes, medem entre 5 e 10 cm e gostam de viajarem em grupos em busca de alimentos. Os cientistas sabem muito pouco a respeito do porco-do-mar por causa da alta profundidade que esse animal vive e habita.
7 Cobra-mole
Para as pessoas que têm pavor de cobra, esse animal será a mais pavorosa que você verá. A Atretochoana eiselti, conhecida por cobre-mole. Proveniente da América do Sul, mede entre 70 a 90 centímetros. Apesar de parecer e ter apelido de cobra, esse animal é classificado como um anfíbio, ou seja, não é uma cobra, mas possui características de pele lisa, fina e úmida. Tem como maior diferencial ser o maior tetrápode sem pulmões conhecido até o momento, onde possui a capacidade de respirar através da pele. A espécie foi encontrada no Brasil, mas acredita-se que, também, exista essa espécie na Bolívia, pelo fato de exemplares já terem sido encontrados próximos a fronteira entre os dois países.
8 Sapa-roxo
A maioria das pessoas já têm medo de sapo, mas o Nasikabatrachus sahyadrensis é uma espécie de anfíbio endêmico, ou seja, faz parte de um grupo taxonômico que conseguiu se desenvolver em uma região restrita. Nesse caso, o Sapo-roxo, como é popularmente conhecido, foi encontrado no sul da Índia. Sua aparência é horrível! Com uma cabeça bem menor que o seu corpo, seu corpo caracteriza-se por ser bastante redondo. Sua cor é violeta, possui uma pele lisa e não é um animal grande, no máximo é encontrado medindo cerca de 7 cm, sendo o macho com um tamanho bem menor, cerca de um terço do tamanho das fêmeas. Passar grande parte de sua vida em buracos subterrâneos, o sapo-roxo consegue cavar a terra devido ter os pontos arredondados nos pés palmados que permite cavar o chão úmido. Na maioria das vezes, se alimenta de insetos e cupis, apesar de não ter dentes superiores, mas possui a mandíbula superior rígida enquanto, a inferior, é flexível para ajudá-lo no momento da alimentação.
9 Macaco-narigudo
O macaco-narigudo é da família dos cercopitecídeos, ou seja, é uma família de primata dentro da superfamília Cercopithecoidea, sendo considerado uma das maiores espécies de macaco da Ásia. Seu nome científico é Nasalis larvatus, essa espécie é muito encontrada nas florestas tropicais do Bornéu, ilha localizada no Oceano Índico, geralmente nas áreas costeiras. Seu apelido deve-se ao tamanho do seu nariz fora do normal, mas esse nariz exagerado é apenas nos macacos machos para ajudá-los a emitir o som para atrair as fêmeas no período de acasalamento. Essa espécie de macaco passa grande parte do tempo em árvores e tem como habitar pântanos, mangues e rios por gostarem muito de nadar, sendo considerados os primatas com maior velocidade em nado. Possui uma pelagem alta e de cor castanha ficando vermelha perto da cabeça e ombros e cinzenta nas pernas, braços e cauda. Sua alimentação é baseada em insetos, folhas, frutas e sementes. Em algumas regiões, acredita-se que essa espécie possui uma missão de iluminar os caminhos da sociedade.
10 Caranguejo-gigante-japonês
Muitas pessoas gostam de degustar caranguejos e não são considerados de forma alguma bichos amedrontadores, mas os Caranguejo-gigante-japonês ou caranguejo-de-pernas-longas ou, também conhecido como caranguejo-aranha-gigante, são uma espécie de caranguejo com maior artrópode extante conhecido, podendo alcançar, com as patas esticadas, até 4 metro e mais de 20 kg. Apenas com essas dimensões temos a noção como essa espécie pode ser diferente e chega até assustar. Suas características é uma cor alaranjada e possui algumas manchas brancas pelas pernas. As fêmeas carregam seus ovos junto ao abdome até que eclodem, após 54 e 72 dias, se tornam pequenas larvas, que possui um ritmo de desenvolvimento conforme a temperatura das águas. Gostam de se alimentar de matérias orgânicas de animais e vegetais, além de se alimentarem de algas e espécie mortas no fundo do mar. O caranguejo-gigante-japonês é muito encontrado nas águas profundas do Oceano Pacífico, sendo encontrado com maior frequência nas águas do Mar do Japão, lugar onde a pescaria da espécie é constante.
Como podemos observar a variedade de animais diferentes que, talvez, nunca ouvimos falar, é grande. Apesar de suas diferencias, são animais e tipos de espécies necessárias para o equilíbrio do meio ambiente e do planeta Terra. Mesmo assim, não podemos deixar de confessar como a natureza é encantadora com suas variações de fauna e flora.
Somos acostumados e convivemos com alguns animais devido as suas características físicas. Animais como cães, gatos e pássaros são bichos que são dóceis e, ao mesmo tempo, belos. Porém, os animais que não seguem essas características e não são observados com a mesma frequência em nosso meio, também possuem função no planeta e, alguns, são bastantes dóceis, como, por exemplo, o caranguejo-gigante-japonês.
Não é uma tarefa fácil listar os animais mais bizarro da Terra, devido a grande variedade que o planeta possui. Os cientistas descobrem praticamente todos os dias novos espécie de animais. Por esse motivo, foi criado a Sociedade Feia de Preservação Animal (Ugly Animal Preservation Society), pelo britânico Simom Watt, com objetivo de preservar e possibilitar mais atenção a esses animais não tão belos, além de alguns deles correrem risco de extinção.
Por fim, esses foram alguns dos animais mais bizarros da Terra, logicamente existem muito que ainda nem foram descobertos devido seus habitarem restritos, como, por exemplo, a extrema profundidade do mar. Entretanto, esses animais bizarros merecem serem conhecido e preservados, assim como os pandas e cães, eles possuem sua importante função na Terra.