A Nasa ainda trabalha em manobras de ressuscitação, mas parece que o icônico telescópio Hubble partiu dessa para uma melhor. O observatório espacial segue offline após nove dias depois da primeira falha, mesmo com as contínuas tentativas de colocar o computador de carga de volta online.
Já foram três tentativas, fracassadas, de reanimá-lo ao utilizar uma versão de backup do módulo de memória, suspeito de ter causa do o problema.
Caso seja definido que o observatório não vai mesmo ser reiniciado, a Nasa planeja um “funeral” para o telescópio. Naquela missão de 2009, os astronautas que realizaram os reparos instalaram um dispositivo para guiar o Hubble de volta para a atmosfera do planeta. A cremação será na verdade a incineração que acontece na reentrada.
Ainda há esperanças, porém. Em março deste ano, o equipamento chegou a falhar, entrando em modo de segurança. Na ocasião, o que aconteceu foi uma falha no software do Hubble. O problema foi contornado e a expectativa é que o atual também seja.
Tags
CIÊNCIA