As ações da Tesla (TSLA) despencaram no meio da tarde depois que um relatório foi divulgado alegando que uma fonte interna confirmou que os novos pedidos estão em queda livre na China, um mercado importante para a Tesla.
O denunciado em questão saiu das Informações e está atrás de um acesso pago.
Com base em uma fonte não identificada, a publicação afirmou que os novos pedidos líquidos da Tesla caíram para 9.800 no mês passado, o que é significativamente menor em relação ao mês anterior e de uma alta de mais de 21.000 em março:
“Os pedidos líquidos mensais da empresa na China caíram para cerca de 9.800 em maio, de mais de 18.000 em abril, de acordo com uma pessoa com conhecimento dos dados. A queda acentuada refletiu uma mudança drástica no apetite dos consumidores chineses pela Tesla, cujo fundador Elon Musk tem status de celebridade lá. Os pedidos dispararam em janeiro após o lançamento do SUV Modelo Y e, em seguida, diminuíram lentamente antes da cratera no mês passado. Em março, a Tesla tinha 21.000 pedidos líquidos. Mesmo semanalmente, os pedidos até agora não mostraram nenhum sinal de recuperação, disse essa pessoa. ”
O relatório relaciona a queda nos pedidos a “protestos públicos e críticas do governo” sobre algumas das ações da Tesla na China recentemente, incluindo o tratamento do cliente que fez várias demonstrações por causa de um acidente que ela teve em seu veículo Tesla no início deste ano.
Tesla acabou lançando um relatório completo sobre o incidente para ser mais transparente sobre a estranha situação.
Depois que o novo relatório foi publicado, as ações da Tesla caíram cerca de 4% - eliminando bilhões de dólares de capitalização de mercado.
Electrek's Take
Eu consideraria este relatório com um grão de sal por alguns motivos.
Não estou tão familiarizado com a Tesla na China, mas tenho algumas boas fontes nos Estados Unidos e sei o quão rigorosa a Tesla está mantendo suas informações de vendas.
Para que eles tivessem acesso aos pedidos líquidos, eles teriam que ter uma fonte muito alta dentro da Tesla na China
Não é impossível, mas acho bastante surpreendente, considerando como Tesla mantém esses detalhes em um círculo fechado.
Agora, mesmo que seja verdade, não é tão importante quanto o mercado está fazendo, na minha humilde opinião.
As vendas e entregas mensais da Tesla variam muito. Se os dados estiverem corretos, não acho que eles estão errados em pensar que a má imprensa na China afetou os novos pedidos, mas você poderia facilmente ver as vendas voltando quando a Tesla puxar alguns gatilhos de demanda.
Acho que as perspectivas da Tesla na China ainda são boas, e a montadora parece ter aprendido com seus erros públicos no mercado e está procurando contratar mais profissionais de relações públicas e marketing no país, de acordo com novas listas de empregos.
fonte: electrek.co