Durante o evento de apresentação do Windows 11, a Microsoft anunciou a integração nativa do Teams, seu app de videochamadas, diretamente no sistema operacional, eliminando a necessidade de baixar um programa dedicado para seu uso.
A novidade vem como confirmação de que a empresa estaria deixando o Skype um pouco de lado, favorecendo o crescimento do Teams em época de pandemia. Segundo Panos Panay, CPO da Microsoft, a integração não é limitada a qual plataforma o outro usuário estiver usando: “iOS, Android, Windows, isso não importa”, disse o executivo.
O interessante é que, apesar de todo o contexto corporativo do aplicativo, cuja popularidade veio como um software de reuniões virtuais entre colegas de trabalho, a Microsoft apresentou a integração do Windows 11 com o Teams em vídeos mostrando atividades mais familiares ou esportivas, sinalizando, talvez, a entrada do app em um terreno já marcado pela presença do Skype.
No vídeo apresentado pela Microsoft, é possível ver o ícone do Teams afixado à barra de tarefas do Windows, além de ele trazer compatibilidade com o novo sistema de navegação multitarefas que fará a sua estreia na nova versão do sistema operacional.
No Windows 10, hoje, o Teams não vem como um aplicativo padrão do sistema operacional. Para usá-lo, é necessário encontrar seu instalador na loja oficial da Microsoft, fazer o download e, depois, a instalação, manualmente.