A colaboração da Escola de Física e Astronomia, da Universidade de Minnesota e da Universidade de Cornell, revelou algumas propriedades únicas de um novo semicondutor, como um metal supercondutor. Ele criou um avanço na computação quântica e pode ser utilizado no futuro próximo. O metal é conhecido como deselenida de nióbio (NbSe2) que pode conduzir eletricidade ou transportar elétrons ou fótons sem qualquer resistência. A computação quântica pode colher os benefícios deste novo metal supercondutor de forma eficaz e eficiente para novas inovações.
O deselenida do nióbio está em forma 2D com simetria dupla que o torna um supercondutor mais resistente. Existem dois tipos de supercondutividade encontrados neste metal: tipo de onda convencional que consiste em NbSe2 a granel e tipo de onda d ou p não convencional para algumas camadas de NbSe2. Ambos têm o mesmo tipo de energia devido à constante interação e competição entre si. As equipes de pesquisa de ambas as universidades combinaram os resultados de duas técnicas experimentais diferentes para gerar essa descoberta inovadora. Os cientistas queriam investigar as propriedades do NbSe2 ainda mais para poder usar estados supercondutores não convencionais para desenvolver computadores quânticos avançados.
Supercondutores de metais, ajudam a explorar as fronteiras entre a computação quântica e a computação tradicional com aplicações em informações quânticas. Os bits quânticos transformam as funcionalidades dos computadores quânticos com velocidade muito maior do que as tradicionais. Bits quânticos existem em um estado de superposição, juntamente com dois valores 0 e 1 simultaneamente com alfa e beta. Computadores quânticos exigem cerca de 10.000 qubits para funcionar de forma inteligente e ajudar no emaranhado dos mistérios da natureza. Supercondutores podem criar um estado sólido do qubit com pontos quânticos e sistemas de doadores únicos. Estes metais supercondutores são conhecidos por transformar elétrons em um único superfluido que pode se mover através de uma rede metálica sem qualquer resistência.
A descoberta de supercondutores cristalinos 2D abriu uma infinidade de métodos para investigar mecânica quântica não convencional. A qualidade de topo de linha do supercondutor monocamadas, NbSe2, é cultivada por deposição de vapor químico. O crescimento desses supercondutores depende do vácuo ultra-alto ou dos substratos sem vínculos que ajudam a reduzir o ambiente e os defeitos induzidos pelo substrato.
Assim, o mundo está esperando por novas descobertas de algumas propriedades únicas de qualquer metal supercondutor para ajudar no avanço da computação quântica que pode trazer certos avanços nas indústrias.