Todas as pessoas que pretendem sair do Brasil querem saber sobre como trabalhar em Portugal, pois começar a vida em outro país não é fácil, eu sei bem como é isso.
Portugal tem sido um dos países mais escolhidos pelos brasileiros que estão imigrando.
Quanto é o salário em Portugal
Salário mínimo em Portugal
O salário mínimo em Portugal é 665 euros em 2021(sem tirar os descontos). Após os descontos, o salário fica em torno de, aproximadamente, 600 euros. Se você estiver curioso sobre os descontos, pode fazer uma simulação de vencimento líquido, para saber quanto vai ganhar no fim do mês.
Esse salário normalmente é pago, por exemplo, para quem trabalhar em Portugal como atendente, segurança e trabalhadores que fazem serviços braçais.
Remuneração média em Portugal
Sabemos que o salário mínimo é aquele estipulado por lei, e que muitas empresas acabam pagando um pouco mais para os seus funcionários (e muitas vezes menos).
De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), a remuneração média em Portugal é de aproximadamente 860 euros.
Profissões mais bem pagas em Portugal
Sem falarmos daquelas profissões em que as pessoas já ocupam o topo das carreiras, como gerentes e chefes executivos, para trabalhar em Portugal e ganhar bem, o ideal é que você trabalhe em uma dessas áreas:
● Tecnologia;
● Marketing;
● Medicina;
● Direito.
Nessas áreas é possível receber salários acima dos 1000 euros (aproximadamente). Há também vários profissionais em falta no país e que também ganham acima da média.
Trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes
Ao trabalhar em Portugal temos a possibilidade de conseguir um emprego com contrato ou então trabalhar a recibos verdes, como autônomos.
Quais as principais diferenças entre contrato e recibos verdes?
Com o contrato de trabalho, você é trabalhador por conta de outrem, e com os recibos verdes, você é trabalhador por conta própria.
Contrato
√ Direito a subsídio de férias
√ Direito a subsídio de Natal
√ Recebe vale alimentação
√ Tem salário fixo
√ Tem vínculo empregatício
√ Tem direito ao subsídio desemprego
√ Tem horário e local de trabalho
Recibos verdes
√ Trabalha a partir de casa
√ Trabalha no horário que quiser
√ Pode trabalhar para mais de 1 empresa
√ Não tem salário fixo nem subsídios
√ É um trabalhador independente
Atenção aos falsos recibos verdes
Essas diferenças que citamos sobre trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes muitas vezes são ignoradas por alguns empregadores. Muitas empresas contratam trabalhadores a recibos verdes mas os fazem cumprir as obrigações de trabalhadores a contrato, mesmo sem receber as regalias que um contrato assegura.
Tags
viajar