Misterioso tsunami no espaço: buracos negros podem desencadear ondas perigosas de gases, radiações

 

Esses tsunamis podem se estender por até 10 anos-luz. Os cientistas acreditam que esses buracos negros supermassivos foram feitos ao mesmo tempo que a galáxia em que estão.

A renderização deste artista mostra um buraco negro supermassivo envolto em poeira, e características estranhas em gás próximo. (Foto: Nasa)

Quando terremotos e erupções vulcânicas subaquáticas dispersam um grande volume de água, as ondas formam tsunamis, causando estragos nas regiões costeiras. Cientistas encontraram uma batida semelhante de ondas massivas se formando fora do nosso planeta, nas profundezas do espaço em uma escala muito maior, desencadeada pelo vilão final - buracos negros.

Usando simulação computacional, os astrofísicos mostraram que estruturas semelhantes a tsunami podem se formar em escalas muito maiores, a partir do gás que escapa da atração gravitacional de buracos negros supermassivos. Pesquisadores acreditam que alguns buracos negros podem abrigar as maiores estruturas semelhantes a tsunami no universo.

Os buracos negros sempre foram um centro de intrigas para cientistas e não-cientistas, e com novas imagens desses objetos gravitacionalmente intensos sendo capturados, a pesquisa está progredindo para explorar como as estruturas semelhantes ao vazio funcionam.

Pesquisadores encontraram um buraco negro no centro de quase todas as galáxias e há estudos em andamento para avaliar se de alguma forma essas massas escuras estão alimentando as galáxias. Nossa galáxia Via Láctea também tem um buraco negro que corresponde à localização de Sagitário A.

Como o Tsunami Espacial se forma?

As novas simulações fazem parte de pesquisas para resolver o problema que descreve como os buracos negros distorcem seus ambientes até mesmo a dezenas de anos-luz de distância.

De acordo com a Nasa, quando um buraco negro com uma massa maior que um milhão de Sóis se alimenta de material de um disco circundante no centro de uma galáxia, o sistema é chamado de "núcleo galáctico ativo". Estes núcleos galácticos ativos têm jatos maciços em seus polos que brilham incrivelmente brilhantes em raios-X.

A black hole is formed from the death of a star with such a high gravitational field that the matter gets squeezed into the small space under it.

Simulações mostram que apenas dentro da distância onde o buraco negro supermassivo perde o controle sobre a matéria circundante, a atmosfera relativamente fria do disco giratório pode formar ondas semelhantes à superfície do oceano. Ao interagir com ventos QUENTES (que podem ser 10 vezes mais quentes que o sol) essas ondas podem inclinar-se em estruturas de vórtice em espiral que podem atingir uma altura de 10 anos-luz acima do disco, mais do que o dobro da distância do Sol para sua estrela mais próxima, que é um pouco mais de 4 anos-luz.

"Essas nuvens são dez vezes mais quentes que a superfície do Sol e se movem à velocidade do vento solar, então são objetos bastante exóticos que você não gostaria que um avião voasse", disse o autor principal Tim Waters, pesquisador de pós-doutorado.

Computer simulations show that these phenomena would be very large, on the scale of light-years. (Photo: Nasa)

Observando tsunamis espaciais

Os cientistas estão planejando treinar telescópios e observatórios globais em direção ao céu para observar tais buracos negros supermassivos. "Embora nenhum satélite em órbita possa confirmar as novas descobertas no momento", o Observatório de Raios-X Chandra e o XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA) detectaram plasma perto de núcleos galácticos ativos.

Os cientistas estão esperançosos de que futuras missões ao espaço, que incluem o próximo lançamento da missão IXPE em novembro, possam ajudar a entender esses eventos maciços. Enquanto isso, a Missão de Imagem de Raios-X e Espectroscopia (XRISM) da Nasa e da agência espacial japonesa poderia adicionar ao estudo. A missão está prevista para ser lançada na próxima década, juntamente com o Advanced Telescope for High-Energy Astrophysics (ATHENA) da ESA.

Researchers have recently found evidence of a black hole swallowing a neutron star. (Photo: LIGO)

O que é um buraco negro?

Um buraco negro é formado a partir da morte de uma estrela com um campo gravitacional tão alto que a matéria é espremida no pequeno espaço sob ele, prendendo a luz da estrela morta. A gravidade é tão forte devido à matéria ser espremida em um espaço minúsculo. Como nenhuma luz pode sair, as pessoas não podem ver buracos negros. Eles são invisíveis.

De acordo com a Nasa, os buracos negros podem ser grandes ou pequenos. Os cientistas acham que os menores buracos negros são tão pequenos quanto apenas um átomo. Estes buracos negros são muito pequenos, mas têm a massa de uma grande montanha. Os maiores buracos negros são chamados de "supermassivos". Esses buracos negros têm massas que são mais de 1 milhão de sóis juntos. Os cientistas encontraram provas de que cada grande galáxia contém um buraco negro supermassivo em seu centro.

Os cientistas acreditam que esses buracos negros supermassivos foram feitos ao mesmo tempo que a galáxia em que estão.

fonte: india today


Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال