Os antigos romanos usavam o vocábulo Corruptione para designar o ato ou efeito de corromper as normas éticas para cobrança de impostos

Os antigos romanos usavam o vocábulo Corruptione para designar o ato ou efeito de corromper as normas éticas para cobrança de impostos, correta aplicação de recursos financeiros, concessão de serviços públicos, maneira de viver em sociedade e lidar com os bens materiais e imateriais do Império.
 O termo corrupto era e, ainda é empregado no sentido de podre, estragado, infectado, depravado e errado. Corruptore era utilizado para identificar aquele que suborna e faz de tudo para induzir outras pessoas á prática de atos ilícitos.
 Foi na Grécia clássica que as formas de divisão setorial e hierárquica da administração pública surgiram e, foi com base nelas que todas as formas que conhecemos hoje tomaram corpo.
 No entanto, foi na Roma antiga que estas formas acabaram sendo envenenadas pela corrupção, que obrigou os imperadores romanos a criar formas e mecanismos que permitissem aplacar seus danosos efeitos.
 Infelizmente, apesar destas medidas importantes e interessantes, o fato é que a corrupção se fazia presente em todos os níveis, gerando prejuízos grandiosos para a sociedade até os dias atuais.

Autor da imagem: Joeri Lefévre



Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال