Depois de viajar mais de 2 bilhões de quilômetros pelo espaço, o Tesla Roadster “dirigido” pelo manequim Starman fez a sua primeira aproximação de Marte.
O carro da Tesla, que tem um boneco vestido com traje espacial no assento do motorista, foi lançado em fevereiro de 2018, no primeiro voo do foguete Falcon Heavy. A dupla fez parte da missão como carga de teste, para demonstrar todo o poderio do novo impulsionador da empresa de Elon Musk.
Pouco tempo após a missão partir, pesquisadores da Universidade de Toronto calcularam que o modelo seguirá viajando pelo espaço até colidir com a Terra, Vênus ou o Sol, em algum momento durante os próximos 10 milhões de anos.
Os cálculos apontam uma chance de impacto com a Terra de 6%. Mas mesmo que isso aconteça, não há maiores riscos, pois os dois objetos devem se desfazer durante a reentrada.
Curiosidades sobre o SpaceX Roadster
Além do manequim fantasiado de astronauta, cujo nome foi dado em referência à canção Starman, de David Bowie, o Tesla que viaja pelo espaço também carrega outros objetos, como uma miniatura em versão Hot Wheels e uma placa com os nomes de quem trabalhou no projeto.
Fonte: COSMOS Astronomia
Tags
Elon Musk