Em duas semanas de queda, preços voltaram aos patamares de fevereiro
Os preços das placas de vídeo estão caindo na Alemanha e há uma tendência de um crash nos preços no mercado americano. O site alemão 3DCenter apresentou gráficos mostrando a maior queda dos valores em seis meses no país. Na China, mineradores estão vendendo suas placas após repressão à mineração.
GeForce RTX 3060 terá sua produção aumentada, e preços devem cair em breve
As placas de vídeo na Alemanha apresentam agora o menor preço desde fevereiro, após uma série de aumentos que fizeram os modelos da Nvidia custar 304% o preço sugerido pela fabricante e as GPUs da série RX 6000 bater 214% acima do seu valor original. A RX 6900 XT agora pode ser encontrada por 1327 Euros. Ainda acima dos 999,00 sugerido pela AMD, porém é a primeira vez desde fevereiro que ela está abaixo da faixa de 1400 Merkels. Já a topo de linha RTX 3090 está na faixa de preço de 1932,00 euros e 3084. O modelo fechou fevereiro com o preço mais barato de € 2469,00.
Basicamente, os preços caíram pela metade no país. Nos Estados Unidos as lojas ainda não apresentaram nenhuma queda, porém, como há uma conexão entre os mercados globalizados, logo essa queda deve se refletir em terras americanas. Na China, com uma maior repressão as fazendas de mineração, os mineradores estão vendendo suas placas usadas e aumentando a oferta das GPUs por lá.
Os maiores preços das RTX e RX na Alemanha em maio bateram o seu ápice, com a RTX 3090 da Nvidia custando um máximo de € 3499,00, e a RX 6900 XT chegando no preço de 2999,00 Euros.
A queda acentuada no gráfico ainda pode continuar. Além da falta de componentes para as placas, outro fator de grande impacto no preço são as criptomoedas. As duas principais criptos, Bitcoin e Ethereum estão apresentando flutuações nos seus preços. Caso não haja uma grande recuperação de suas perdas, as placas de vídeo podem apresentar preços menores no futuro.
Resta torcer para que essa queda de preços influencie logo o mercado brasileiro também. Afinal, é doido imaginar que até consórcio para montar um PC já existe por aqui. Antes o nosso problema fosse só o "Custo Brasil", que por mais que fosse caro, não era o absurdo de pagar quase 7 mil em uma placa de vídeo de entrada como a RTX 3060.
Fonte: WCCF Tech