De quem é o trabalho de tirar o lixo quando a ISS se aposenta?
A NASA está tentando descobrir como se livrar da Estação Espacial Internacional, na eventual — e ardente — conclusão de décadas de pesquisas inestimáveis em microgravidade, informa a United Press International (UPI).
Ninguém sabe exatamente quando exatamente o fim do posto orbital de envelhecimento virá. Um painel de segurança da NASA aprovou um plano em 2019, de acordo com o NASASpaceflight,para que pelo menos duas naves espaciais de 450 toneladas de fabricação russa arrastem a estrutura de 450 toneladas para a atmosfera terrestre, onde se transformará em uma bola gigante de metal derretido e outros materiais.
O único problema? A Rússia confirmou recentemente que planeja abandonar a ISS até 2025. E apesar da aprovação do painel de segurança, a NASA e seus parceiros internacionais ainda não se comprometeram totalmente com um plano específico.
"A NASA continua trabalhando com seus parceiros internacionais para garantir um plano seguro de desorbitar a estação e está considerando uma série de opções", disse a porta-voz da NASA Leah Cheshier à UPI, observando que tal morte da estação é "sensível à negociação neste momento".
Em outras palavras, a NASA ainda não se decidiu sobre como matar a ISS.
A estação, lançada ao longo de uma série de missões realizadas pela NASA e pela Rússia a partir de 1998, deveria ter uma vida útil de 30 anos — o que significa que seu tempo terminará em cerca de sete anos.
O plano envolvendo a espaçonave Russa Progress foi sugerido pela primeira vez em 2010 durante uma reunião do conselho de segurança, com a NASA pedindo aos funcionários do programa espacial russo para avaliar o quão viável é fazer modificações no Progresso, como Space.com relatado na época.
De acordo com a avaliação,a reentrada exigiria cerca de nove toneladas de propelente. A NASA até incluiu planos de rescisão antecipada se, por exemplo, a estação teria que ser evacuada durante um "evento catastrófico" e a ISS não fosse mais capaz de manter o controle.
Falando em eventos catastróficos, se a Rússia será capaz de fazer tal acrobacia é tudo menos certo. O novíssimo módulo Nauka da agência disparou incontrolavelmente seus propulsores durante manobras de acoplamento no início deste mês, fazendo com que toda a estação girasse uma e meia rotações.
Independentemente disso, estabelecer um plano de descarte para a estação de envelhecimento provavelmente levará tempo.
"Os russos concordaram, em princípio, em fornecer a cápsula progresso, mas há trabalho que eles teriam que fazer, também", disse a presidente do painel de segurança da NASA, Patricia Sanders, à UPI. "Planejar assim nunca é fácil com a estação espacial porque temos uma comunidade internacional, então você não pode decidir unilateralmente o que fazer lá."
E por enquanto, a ISS permanecerá em órbita.
"Embora a ISS esteja atualmente aprovada para operar pelo menos até dezembro de 2024 pelos governos parceiros internacionais, do ponto de vista técnico, liberamos a ISS para voar até o final de 2028", disse a NASA à Space.com em um comunicado em novembro.
Mas o fato de a NASA não ter planos definidos em como se livrar do gigante — e eventualmente inútil - de lixo espacial daqui a meia década não é exatamente indutor de confiança.
fonte: NASA está tentando descobrir como matar a Estação Espacial Internacional (futurism.com)