Provavelmente, você já observou pássaros sobre fios elétricos desencapados e se perguntou: por que eles não são eletrocutados?
Para se gerar o temido choque é preciso de algo chamado diferença de potencial entre dois pontos (DDP), também conhecido habitualmente como voltagem, que ocorre, por exemplo, quando você encosta o dedo em um fio elétrico e está com seus pés em contato com o solo. O chão tem potencial quase nulo, resultando em uma grande diferença de potencial entre o fio elétrico e o chão, o que cria uma ponte que permite que a eletricidade atravesse seu corpo (choque), indo no sentido do objeto com maior potencial para o objeto com menor potencial.
Quando o pássaro toca em dois pontos de um MESMO fio condutor, não há diferença de potencial minimamente perceptível entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.
Se pensarmos em uma pessoa no lugar do pássaro, segurando em dois pontos do mesmo fio sem tocar em nenhum outro objeto ou chão (talvez uma pessoa flutuando), o resultado seria o mesmo, ou seja, não haveria choque.
...
Tags
curiosidades