Atualmente, as empresas investem muito na seleção de candidatos e os processos seletivos tornaram-se muito rigorosos, longos e exaustivos, com o objetivo de conhecer o candidato. Para um profissional estar em condições de competir no mercado de trabalho precisa ter, entre outras exigências:
Postura e ética: é saber lidar com situações diferentes, mantendo um comportamento profissional;
Interesse e motivação: é ser curioso, ter disposição para aprender, iniciativa, entusiasmo e determinação;
Saber trabalhar em equipe: estimular o conhecimento coletivo, compartilhar idéias e fazer acontecer. Esta qualidade está intrinsecamente ligada à boa comunicação e ao bom relacionamento interpessoal;
Equilíbrio emocional: referência própria, auto-estima, ser coerente. Autoconfiança é o que nos faz criativo e nos dá coragem de tentar.
E para estar preparado para as seleções, o candidato precisa:
Se conhecer para poder fazer seu marketing pessoal;
Elaborar um currículo, que abrirá as portas para entrevista;
Saber se comportar em uma entrevista de seleção;
Saber trabalhar em equipe;
Estar sempre atento e atualizado.
O mercado de trabalho está em constantes mudanças e estas são algumas exigências básicas que devem ser observadas. A seguir, você aprenderá como dominar essas técnicas para seu sucesso profissional.
Seu Currículo é Você
Não importa se você está entrando agora no mercado de trabalho ou se já possui uma longa caminhada, o certo é que você precisa ter um currículo de acordo com as exigências que o mercado de trabalho impõe. E também, é fato, que as empresas precisam trabalhar com currículos.
O currículo é um breve relato, não uma autobiografia. Ao informar suas habilidades e experiências anteriores, tem por objetivo ajudá-lo a crescer na carreira profissional. Às vezes, achamos que é fácil fazer um currículo, porém, é comprovado que muitas pessoas ainda não sabem elaborar um currículo com as atuais exigências que o mercado impõe, ora pecam pelo excesso, ora pela objetividade, deixando de mencionar experiências relevantes ao cargo a que pretendem concorrer.
Um currículo mal elaborado coloca significativamente em risco as chances de se conseguir um emprego.
Reserve um tempo, um horário, no qual não ocorram interrupções, para pensar sobre sua trajetória profissional, elaborar de forma organizada sua experiência, ler e reler o currículo antes de enviá-lo ao seu destino.
Lembre-se que um currículo mal formulado, rasurado e confuso não tem chances de ir para frente, de prosseguir no processo seletivo.
Os profissionais que trabalham com o recebimento de currículos recebem vários deles por dia, e não têm tempo de ficar mais do que 20 segundos debruçados em cada um.
Por isso, é importante que seja claro, objetivo, que esteja limpo e bem formatado, que chame a atenção do leitor, somente assim, o currículo passará para a segunda parte, que é a leitura mais detalhada e o contato com o candidato para uma conversa.
Lembre-se de que cada profissional tem uma história, tem uma experiência, tem uma personalidade própria, e isso fica transparente no currículo.