Cumbemayo, Cajamarca: É o prodígio da engenharia hidráulica andina pré-hispânica. Seu design sofisticado permite que as águas "subam" e passem de lugar para outro ...
Os engenheiros andinos dominaram o conhecimento e as aplicações da gravidade 2.000 anos antes de ser conhecida na Europa e foi formulada por Isaac Newton em seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicado em 5 de julho de 1687.
Devido ao seu complexo e bem elaborado sistema de aquedutos, não é surpreendente que o nome Cumbemayo derive do termo quíchua kumpi Mayu, que significa "Canal bem feito" ou Humpi Mayu, que significa "Rio estreito". Chegando a ser considerada uma das obras hidráulicas mais notáveis da América Pré-colombiana.
O complexo arqueológico de Cumbemayo foi construído pela cultura pré-inca de Cajamarca.
O Dr. Julio C. Tello foi o primeiro a estudar este local em 1937. Arqueólogo que ficou impressionado com o seu elaborado sistema de canais, além dos petróglifos que adornam este complexo, e que até hoje não foram decifrados. De acordo com Tello, este canal foi possivelmente construído em 1000 AC.
Investigações posteriores indicaram que o aqueduto foi usado por muitos séculos, e até apontam para o culto encontrado na orla dos frades, muito perto do local.
O aqueduto está localizado a cerca de 3.600 metros acima do nível do mar. Os canais atingem uma profundidade máxima de 50 cm. E com cerca de 30 cm de largura. Além disso, cotovelos em zigue-zague e ângulos retos foram usados para reduzir a velocidade das águas; e, ao mesmo tempo, evitar a erosão do solo. Ainda hoje é possível ver água correndo por seus canais.
O comprimento total aproximado deste aqueduto é de 850 m.
Grupo de Divulgação de Estudos: Ciências e Afins: https://www.facebook.com/groups/320662222359793/?ref=share
Márcia Molina
Tags
Historia