Uma imagem impressionante da galáxia distante Centaurus A foi capturada pela Câmera de Energia Escura, um instrumento montado no Telescópio Víctor M. Blanco de 4 metros no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile.
Centaurus A está localizada a mais de 12 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Centaurus (O Centauro) e é uma galáxia enorme e ativa. Uma de suas características mais estranhas são os jatos de material sendo arremessados pelo buraco negro supermassivo em seu centro que fluem com tanta força que os jatos ultrapassam os limites da própria galáxia, e que serão alvo de futuras pesquisas do Telescópio Espacial James Webb.
"Os radiotelescópios revelam um colossal jato de matéria que jorra para fora do coração da galáxia", escreve a Fundação Nacional de Ciência em seu lançamento da imagem. "Este jato é acelerado para quase metade da velocidade da luz por um buraco negro supermassivo no centro da Centaurus A, e suas emissões brilhantes em comprimentos de onda de rádio fazem desta galáxia uma das fontes de rádio mais proeminentes no céu noturno. De fato, em julho de 2021, o Event Horizon Telescope produziu uma imagem de um jato lançado a partir do buraco negro em Centaurus A, que pesa 55 milhões de vezes a massa do sol."
A Câmera de Energia Escura que capturou essa imagem foi um dos principais instrumentos usados no Dark Energy Survey, uma pesquisa astronômica em larga escala que está escaneando grandes partes do céu para tentar desvendar os mistérios da energia escura. Como parte desta pesquisa, no início deste ano, os pesquisadores divulgaram o mapa mais preciso até agora da matéria escura no universo, localizado analisando os movimentos de objetos e galáxias distantes e identificando os efeitos gravitacionais da matéria escura.
Com o primeiro conjunto de observações para o Dark Energy Survey concluído, a Câmera de Energia Escura está sendo usada agora para uma série de projetos científicos, incluindo a captura de imagens impressionantes como esta de Centaurus A.