Amorphophallus titanum, o titan arum, é uma planta da família Araceae.
O titan arum cresce na natureza apenas nas florestas tropicais equatoriais de Sumatra, Indonésia. Foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1878 pelo botânico italiano Odoardo Beccari. A planta floresce raramente na natureza. Ela floresceu pela primeira vez em cultivo no Royal Botanic Gardens, Kew, Londres, Reino Unido em 1889.
A inflorescência do titan arum pode atingir mais de 3 metros de altura.
As flores masculinas e femininas crescem na mesma inflorescência. As flores femininas se abrem primeiro, então, um ou dois dias depois, as masculinas se abrem. Isso geralmente impede que a flor se autopolinize. À medida que a espata se abre gradualmente, a espádice se aquece até 37 ° C e, ritmicamente, libera odores poderosos para atrair polinizadores, insetos que se alimentam de animais mortos ou depositam seus ovos em carne podre. A potência do odor aumenta gradualmente do meio da noite até o fim da noite
Depois que a flor morre, uma única folha, que atinge o tamanho de uma pequena árvore, cresce do rebento subterrâneo. A estrutura da folha pode atingir até 6 m de altura e 5 m de largura. A cada ano, a folha velha morre e uma nova cresce em seu lugar. Quando o cormo armazena energia suficiente, ele fica adormecido por cerca de quatro meses. Em seguida, o processo se repete.
No cultivo, o titan arum geralmente requer 5 a 10 anos de crescimento vegetativo antes de florescer pela primeira vez. Algumas plantas podem não florescer novamente por mais 7 a 10 anos, enquanto outras podem florescer a cada dois ou três anos.
O cormo é o maior conhecido, pesando normalmente cerca de 50 kg
No entanto, o recorde atual é mantido por um cormo cultivado no Royal Botanic Garden Edinburgh, pesando 153,9 kg após 7 anos de crescimento de um cormo inicial do tamanho de uma laranja. A inflorescência mais alta documentada foi registrada no Jardim Botânico de Bonn (Alemanha) em maio de 2013 e atingiu 3,20 m.
Tags
curiosidades