A árvore Hart é uma sequoia gigante na Califórnia, em Sierra Nevada. Ela é considerada a 24ª maior arvore do mundo. Seu nome se deve ao seu descobridor, Michael Hart, que a encontrou por volta de 1880.
Ela se encontra no Redwood Mountain Grove, no Kings Canyon National Park, o maior bosque de sequoias gigantes no mundo.
Ela tem grandes cicatrizes de fogo no lado leste de sua base.
Foi aqui, em meados da década de 1960 que os cientistas descobriram a conexão fascinante entre os bosques de sequoias saudáveis e os ciclos de incêndio naturais.
Sequoias dependem de incêndios para eliminar outras plantas que competem por luz solar, água e nutrientes. As sequoias gigantes são bem adaptadas para sobreviver incêndios e seus anéis têm mostrado que sequoias mais antigas sofreram com alguns incêndios durante séculos.
A casca do lado de fora dos troncos das sequoias gigantes é macia e cheia de bolsões de ar que podem ajudar a isolar as árvores de incêndios. Esta casca contém uma quantidade mínima de uma substância de modo que não é particularmente inflamável.
Cicatrizes de fogo mostram que, mesmo se as camadas exteriores da casca queimarem, a maior parte da árvore permanecerá intacta, permitindo que a árvore possa continuar a crescer e se curar ao longo do tempo.
Tags
curiosidades