Ficha Técnica:
A Stoddard-Dayton Company produziu automóveis de 1905 a 1913. A empresa com sede em Dayton Ohio foi formada por John W. e Charles G. Stoddard. John fizera fortuna no ramo agrícola, mas em 1904 decidiu ingressar no negócio de fabricação de automóveis, em constante evolução. Charles foi enviado à Europa para aprender suas técnicas, designs e métodos de produção. Ele voltou para a América convencido de que o motor de combustão a gasolina era a escolha do futuro e que os veículos elétricos e a vapor estavam prestes a se tornar obsoletos.
Em 1907, os veículos Stoddard-Dayton eram movidos por modernos motores de seis cilindros. Isso ampliou a posição da empresa de criar carros de qualidade com motores potentes. Os veículos de entrada recebiam de 15 a 18 camadas de tinta, enquanto os modelos de limusine apresentavam quase 30. Cada camada de tinta era meticulosamente lixada à mão. Depois que o processo de pintura e o carro concluídos, os carros eram conduzidos de 150 a 400 milhas para verificar a qualidade. Depois disso, os motores eram desmontados e novamente limpos e inspecionados. Em seguida após remontado e seguia-se outro teste de estrada.
Durante o início da década de 1910, a Stoddard-Dayton se fundiu com a United States Motor Company. Em 1912, a United States Motor Company havia entrado em concordata e em 1913 estava falida. Este também foi o fim da empresa de manufatura Stoddard-Dayton. O Stoddard-Dayton não conseguiu competir com os fabricantes de baixo preço, alta qualidade e produzidos em massa, como a Ford e a General Motors.
Ficha Técnica:
Stoddard-Dayton Model K 1910País:
Motor: Dianteiro L6 5.801cc
Potência: 50 hp
Transmissão: Manual 4 velocidades
Peso: 1.457 kg
Tags
carros