"Semelhanças surpreendentes"



...é o que Franco Vazza, astrofísico da Universidade de Bolonha, e Alberto Feletti, neurocirurgião da Universidade de Verona, afirmam ter encontrado, que se concentrou especificamente no estudo comparativo de dois dos sistemas mais complexos da natureza : a rede cósmica de galáxias e a rede de células neurais do cérebro humano e têm mais semelhanças do que diferenças 
Como explicam os dois pesquisadores, a diferença mais óbvia entre o cérebro e o Universo é seu tamanho: eles estão separados por mais de 27 ordens de magnitude, no entanto, isso não é impedimento para que tenham muitas semelhanças: o cérebro humano funciona graças à sua extensa rede neural, que contém aproximadamente 69.000 milhões de neurônios; Por sua vez, os astrônomos estimam que o Universo observável contém cerca de 100.000 milhões de galáxias, que é um número bastante semelhante. 
As semelhanças não param por aí: dentro de ambos os sistemas, apenas 30% de suas massas são formadas por galáxias e neurônios; o resto são longos filamentos ou nós que os unem. E há mais: 70% da distribuição de massa ou energia é composta por componentes que desempenham um papel aparentemente passivo, especificamente a água no cérebro e a energia escura no Universo observável.
Com base nesses recursos compartilhados, os pesquisadores realizaram uma simulação de rede de galáxias com seções do córtex cerebral e cerebelo. 
O objetivo era algo como sobrepor o cérebro e a estrutura espacial para ver se realmente havia uma semelhança. Eles calcularam a densidade espectral de ambos os sistemas, uma vez que é uma técnica que é frequentemente usada em cosmologia para estudar a distribuição espacial das galáxias. 
A análise mostrou que a distribuição da flutuação dentro da rede neural cerebelar em uma escala de 1 micrômetro a 0,1 milímetro segue a mesma progressão da distribuição da matéria na teia cósmica mas, claro, em uma escala maior que Vai de 5 milhões a 500 milhões de anos-luz, segundo Vazza. 
Os pesquisadores também calcularam alguns parâmetros que caracterizam tanto a rede neural quanto a rede cósmica: o número médio de conexões em cada nó e a tendência de agrupar várias conexões em nós centrais relevantes dentro da rede. E os resultados indicaram novamente níveis inesperados de concordância. ambos os cientistas explicam em seu estudo que o tentador grau de similaridade que nossa análise expõe parece sugerir que a auto-organização de ambos os sistemas complexos provavelmente está sendo moldada por princípios semelhantes de dinâmica de rede, apesar das escalas e processos radicalmente diferentes em jogo, da rede neural e da rede espacial, o mesmo fenômeno físico subjacente é encontrado mesmo com a diferença marcante e óbvia entre os poderes físicos que regulam galáxias e neurônios, e ambas as redes são mais semelhantes entre si do que o Universo em comparação com uma galáxia ou que a rede neural com o interior do corpo dos próprios neurônios. Os resultados deste estudo estão levando os pesquisadores a pensar em novas e mais eficazes técnicas de análise para ambos os campos, que permitirão uma melhor compreensão de como esses dois sistemas funcionam e como evoluíram, entendendo a lógica comum que os governa para que sejam tão semelhantes.

Fonte: https://www.abc.es/ciencia/abci-parecen-cerebro-humano-y-universo-202011172124_noticia.html

Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال