Entenda o que é a Otan, a aliança militar liderada pelos EUA

Criada em 1949, a aliança hoje conta com 30 membros e é parte importante na disputa entre Ucrânia e Rússia



Com a invasão da Rússia à Ucrânia , deflagrada pelo presidente russo, Vladimir Putin, uma das buscas mais em alta no Google é sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan (em inglês, Nato, sigla para North Atlantic Treaty Organization).
Entenda abaixo o que é, quais países fazem parte e qual o objetivo da aliança.

O que é Otan?

A Otan é uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos que hoje reúne 30 países da região do Atlântico Norte. Foi criada em 1949, durante a Guerra Fria entre os blocos capitalista e socialista, em oposição à antiga União Soviética, que comandava sua própria aliança militar, o Pacto de Varsóvia. Seu objetivo é “garantir a liberdade e a segurança de seus membros por meios políticos e militares”, segundo seu site .


Quem são os membros?

Inicialmente, a aliança foi firmada por 12 nações, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Portugal.

Quando a União Soviética acabou, em 1991, imaginou-se que a Otan tinha perdido sentido, já que não havia mais um bloco militar inimigo a ser dissuadido de atacar um dos membros da aliança. No entanto, a Otan continuou se ampliando, absorvendo países da Europa que pertenciam à antiga esfera soviética.  Desde então, 18 outros países se juntaram à organização. A Macedônia do Norte, nos Bálcãs, é o membro mais recente, ingressando em 2020.

Esta expansão é um dos principais motivos das queixas da Rússia , que alega que a Otan se voltou contra ela.

De acordo com o Artigo 10 do Tratado de Washington, a adesão está aberta a qualquer “Estado europeu em posição de promover os princípios deste Tratado e contribuir para a segurança da área do Atlântico Norte”.

Com sede em Bruxelas, na Bélgica, a Otan conta com os seguintes membros: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, EUA, Estônia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.


A Ucrânia faz parte da Otan?

A Ucrânia não faz parte da Otan, embora seja considerada um "país parceiro" e tenha expressado intenções de entrar na aliança. A Rússia, no entanto, é contra, e os próprios europeus membros da aliança hesitam em aceitar a entrada dos ucranianos.

Qual é o objetivo da Otan?

O principal objetivo da Otan é a segurança e a defesa de seus países-membros. O artigo 5º do tratado afirma que “um ataque armado contra um ou mais” Estados-membros “será considerado um ataque contra todos eles”.

Esse princípio da defesa coletiva foi invocado pela primeira vez após os ataques do 11 de Setembro nos Estados Unidos. A Otan respondeu a um pedido de ajuda dos EUA na guerra contra a al-Qaeda no Afeganistão. A Otan assumiu a liderança da guerra de agosto de 2003 a dezembro de 2014. No auge, mobilizou 130 mil soldados.


Quem financia a Otan?

Cada país-membro paga uma certa quantia ao orçamento da Otan com base em uma fórmula acordada. Os Estados Unidos têm suportado quase dois terços da conta de defesa da aliança.

A Carta da Otan exige que os estados membros gastem 2% da riqueza da nação em defesa. De acordo com a estimativa mais recente da Otan, divulgada em junho de 2017, seis países atingiram a meta de 2%: Estados Unidos, Grécia, Reino Unido, Estônia, Romênia e Polônia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال