Em 1872 o Imperador Dom Pedro II recebeu a Ilustre visita do Grão Duque Aleixo Alexandrovich Romanov, filho do Czar Alexandre II da Rússia, que abordo da Corveta Svetlana foi recebido pela Família Imperial Brasileira com um Jantar no Palácio de São Cristóvão.
O almirante von Kraemer, comandante da fragata a cujo bordo estava o grão-duque, filho do Czar Alexandre II da Rússia, nos dá o testemunho da vida retraída que levava a familia imperial. Nas cartas que escrevia do Rio á mulher, êle se queixava do quasi completo esquecimento em que ficara o Grão-Duque no Rio, que só fôra distinguido pela familia imperial com um jantar em São Cristóvão. Von Kraemer descreve esse jantar: êle, o Grão-Duque, seus companheiros de bordo e a familia imperial sentados num dos lados da mesa; os Ministros e dignitarios do Paço no outro lado. "Todo o jantar foi pôsto sobre a mesa, e servido desordenadamente, frio, por criados mal vestidos; a metade do menu não existia, e a comida era má: sorvetes, geléa, sopa, presunto servido ao acaso, como tambem os vinhos. Felizmente que tudo logo terminou, porque no fim de vinte minutos estava findo o jantar. O Imperador propôs um brinde á saúde do Grão-duque, e se levantou tão depressa da mesa que não deu tempo de se responder ao brinde, nem de esvasiar o ,unico e magro copo de champagne.
Saímos da mesa em procissão, esfomeados e indignados, pois tínhamos vindo com a pretenção legitima de tem um jantar delicioso no palacio de Suas Majestades Imperiais do Brasil
Após o jantar o imperador brasileiro concedeu o Romanov a Ordem Imperial de Dom Pedro I. “Alexei pareceu um pouco desapontado e disse que esperava receber a Ordem Imperial da Rosa, e que nunca tinha visto uma ordem mais bonita.” Pedro II graciosamente concedeu-lhe então ambas as ordens.
O Grão-Duque Alexei Alexandrovich, em 1871 foi enviado como embaixador de boa-vontade numa viagem a América e Ásia. Esteve em várias regiões dos Estados Unidos da América (como por exemplo em Nebraska, para uma caçada de búfalos com o famoso Búfalo Bill, em New Orleans, Cuba (chegou a Havana no dia 29 de Fevereiro de 1872) e Brasil (Rio de Janeiro onde chegou a 3 de Junho de 1872). Seguiu para o Sudoeste Asiático passando por Cape Town (África), Batavia e Singapura
Fonte: Historia de Dom Pedro II, de Heitor Lyra
Tags
Historia