Com uma longa tradição de imigrantes ucranianos, temos a quarta maior comunidade de descendentes de Ucranianos no mundo, a maior na América Latina, sendo 80% desta comunidade localizada no Paraná, o Brasil deve ao país do leste europeu alguns de seus nomes mais notáveis no campo da cultura.
Um desses nomes foi uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, Clarice Linspector, seu real nome era Chaya Pinkhasivna Lispector, a artista nasceu na aldeia ucraniana de Chechel'nyk, em 1920.
Aos dois anos de idade em 1922, fugindo da fome e dos conflitos que aconteceram na região na década anterior, e sobretudo da perseguição de seu povo já que sua família era judia, a futura autora de "A Hora da Estrela" e "Perto do Coração Selvagem" se mudou para o Brasil, primeiro para morar no Recife e em seguida no Rio de Janeiro.
Apesar disso Clarice dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil
A autora morreu em 1977, deixando dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.
Tags
Historia