Uma mulher que viveu há 4 mil anos foi reconstituída em uma escultura 3D criada pelo artista Oscar Nilsson. Especialista em arqueologia reconstrutiva, Nilsson utilizou o crânio da nômade para realizar um trabalho minucioso que “a trouxe de volta à vida”, segundo informou o museu sueco Västernorrland, em comunicado.
A caixa craniana da mulher foi encontrada há um século em uma sepultura de pedra em uma floresta em Lagmansören, na Suécia. Ao lado estava o esqueleto de um menino de 7 anos, que especialistas suecos acreditam ser o filho dela. O par pertencia a um grupo nômade de caçadores da Idade da Pedra.
A mulher tinha cerca de trinta anos e morreu de causa desconhecida. Apesar do crânio estar excepcionalmente bem preservado, não havia nenhum resquício de DNA, então não se sabe a cor exata de seus cabelos e olhos, nem como eram suas roupas. Mas Nilsson trabalhou por 350 horas para reproduzi-la do modo mais fidedigno possível com informações históricas.
FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2022/02/mulher-que-viveu-ha-4-mil-anos-e-reconstituida-em-escultura-3d.html
Tags
Historia