O motor por trás de gráficos e jogabilidade; saiba o que é uma engine de jogos, como influenciam a construção de um game
A engine está por trás de tudo no jogo (Imagem: Sean Do/Unsplash) |
Game engine é motor?
Sim, a palavra engine em inglês significa motor, mas não pense em combustão. As engines
dos jogos são sistemas totalmente integrados, onde é modelada a I.A, a
jogabilidade e movimentação espacial, os personagens e ambientes, já
contando com a parte gráfica.
A game engine é como um
ambiente de desenvolvimento integrado, com um conjunto pronto de
ferramentas de desenvolvimento visual e componentes de software reutilizáveis.
Transforma
a tarefa complexa de desenvolvimento de jogos – em algo um pouco mais
simples –, fornecendo uma camada de abstração, fazendo com que muitas
partes complexas pareçam fáceis, enquanto o motor de jogo faz todo o
trabalho pesado em segundo plano.
Resumindo, é um framework
projetado especificamente para a construção e desenvolvimento de
videogames. Os desenvolvedores usam o artifício para criar jogos nos
consoles, dispositivos móveis e computadores pessoais.
Independente da plataforma todos os jogos tem engine (Imagem: Onur Binay/Unsplash)
Funções básicas de uma engine
Podemos dividir em 6 categorias as funções básicas de uma engine, levando em conta a sua finalidade de uso:
Entradas e controladores
O mecanismo de jogo fornece suporte para uma variedade de dispositivos de entrada, como mouse, toque, etc., ao mesmo tempo que fornece suporte para dispositivos como gamepad e joysticks.
Os
eventos de entrada são capturados pelo computador – como clique com o
botão direito do mouse ou pressionando a tecla de seta para cima, por
exemplo – e seu código personalizado é acionado com base na entrada
recebida.
Gráficos
Os gráficos 3D são projetados usando ativos 3D. São desenvolvidos e projetados em programas de renderização externos, como Maya, Blender
e, em seguida, importados para a engine. Portanto, um bom mecanismo de
jogo deve oferecer suporte a vários formatos de importação.
Física
Existe uma subdivisão da engine do jogo, que é conhecido como physics engine. São softwares
que permitem realizar simulações bastante precisas da maioria dos
sistemas e movimentos físicos da vida real, como o movimento do corpo
rígido, a massa corporal mole e alteração de velocidade e dinâmica de
fluidos, elasticidade, etc.
I.A.
A Inteligência Artificial
desempenha um papel significativo no desenvolvimento do jogo. Saber o
tipo de armas que o jogador usará, baseado na situação ou no
comportamento, tudo é registrado e as respostas são realizadas neste
cálculo. A I.A. pode ser feita usando um software especializado embutido
nos jogos.
Som
Mecanismos de áudio e
renderização são uma subparte do mecanismo de jogo que são usados para
controlar os efeitos sonoros e gerar gráficos animados em 3D em sua tela
2D.
Conectividade
Atualmente, os jogos suportam modos multiplayer online e sociais, que conectam as aventuras de jogo com seus amigos. A maioria das game engines fornecem suporte completo e scripts para essas necessidades.
Com informação: Gamescrye, Studytonight.
Game engine é motor?
Sim, a palavra engine em inglês significa motor, mas não pense em combustão. As engines dos jogos são sistemas totalmente integrados, onde é modelada a I.A, a jogabilidade e movimentação espacial, os personagens e ambientes, já contando com a parte gráfica.
A game engine é como um ambiente de desenvolvimento integrado, com um conjunto pronto de ferramentas de desenvolvimento visual e componentes de software reutilizáveis.
Transforma a tarefa complexa de desenvolvimento de jogos – em algo um pouco mais simples –, fornecendo uma camada de abstração, fazendo com que muitas partes complexas pareçam fáceis, enquanto o motor de jogo faz todo o trabalho pesado em segundo plano.
Resumindo, é um framework projetado especificamente para a construção e desenvolvimento de videogames. Os desenvolvedores usam o artifício para criar jogos nos consoles, dispositivos móveis e computadores pessoais.
Independente da plataforma todos os jogos tem engine (Imagem: Onur Binay/Unsplash) |
Funções básicas de uma engine
Podemos dividir em 6 categorias as funções básicas de uma engine, levando em conta a sua finalidade de uso:
Entradas e controladores
O mecanismo de jogo fornece suporte para uma variedade de dispositivos de entrada, como mouse, toque, etc., ao mesmo tempo que fornece suporte para dispositivos como gamepad e joysticks.
Os eventos de entrada são capturados pelo computador – como clique com o botão direito do mouse ou pressionando a tecla de seta para cima, por exemplo – e seu código personalizado é acionado com base na entrada recebida.
Gráficos
Os gráficos 3D são projetados usando ativos 3D. São desenvolvidos e projetados em programas de renderização externos, como Maya, Blender e, em seguida, importados para a engine. Portanto, um bom mecanismo de jogo deve oferecer suporte a vários formatos de importação.
Física
Existe uma subdivisão da engine do jogo, que é conhecido como physics engine. São softwares que permitem realizar simulações bastante precisas da maioria dos sistemas e movimentos físicos da vida real, como o movimento do corpo rígido, a massa corporal mole e alteração de velocidade e dinâmica de fluidos, elasticidade, etc.
I.A.
A Inteligência Artificial desempenha um papel significativo no desenvolvimento do jogo. Saber o tipo de armas que o jogador usará, baseado na situação ou no comportamento, tudo é registrado e as respostas são realizadas neste cálculo. A I.A. pode ser feita usando um software especializado embutido nos jogos.
Som
Mecanismos de áudio e renderização são uma subparte do mecanismo de jogo que são usados para controlar os efeitos sonoros e gerar gráficos animados em 3D em sua tela 2D.
Conectividade
Atualmente, os jogos suportam modos multiplayer online e sociais, que conectam as aventuras de jogo com seus amigos. A maioria das game engines fornecem suporte completo e scripts para essas necessidades.
Com informação: Gamescrye, Studytonight.