Se algum proprietário de um veículo elétrico (EV) descobrisse que o seu carro poderia percorrer mais de 2500 kms ficaria encantado. Foi exatamente isso que aconteceu com um Tesla Model S ligado a um gerador. O responsável por este feito foi o YouTuber Warped Perception. Lembro que ele já tinha conseguido outras coisas realmente interessados como colocar três motores a jato num automóvel.
Tesla Model S percorre 2500 kms ligado a um carregador!
Desta vez, ele modificou a mala do Tesla Model S e colocou lá um gerador ruidoso com um único cilindro que foi carregando a bateria deste veículo. A diferença é que não o usou com o veículo parado mas sim em movimento.
Isto significou fazer algumas modificações sérias na parte traseira deste veículo. Entretanto algumas horas mais tarde, o gerador barulhento foi montado no carro juntamente com um silenciador de motos comprado no eBay, que não fez muito para reduzir o ruído.
Com pouco tempo para testar a eficiência do seu sistema, o YouTuber partiu para a sua viagem e logo percebeu que o gerador não estava a fornencer energia suficiente para carregar a bateria do Tesla tão rapidamente quanto estava a ser drenada.
Assim foi necessário ajustar o ritmo do carro para manter o estado de carga da bateria.
Entretanto quando ele parou para descansar o gerador barulhento funcionou durante a noite no hotel para permitir que a bateria carregasse, o que deve ter irritado muitas pessoas.
Na semana em que o vídeo foi carregado, 14000 pessoas gostaram da ideia. Assim deram o seu selo de aprovação ao gostarem do vídeo nas redes sociais. Agora tem cerca de 17 mil gostos.
Entretanto há alterações que podem ser feitas aos Tesla que dão acesso a mais KMs e não temos de andar a fazer modificações destas.
A Tesla disponibiliza várias funcionalidades em nome da conveniência e segurança. Embora estas características melhorem a interação e também a utilização diária do veículo, também podem usar energia desnecessariamente. Funcionalidades como o Modo Sentinela e Proteção contra o sobreaquecimento da cabine podem, de facto, ter muito impacto na autonomia. Dito isto, há duas alterações que pode fazer no seu Tesla que vão garantir mais kms.
Tesla: estas duas alterações dão muitos mais kms
Utilizando as câmaras externas, o Modo Sentinela adiciona uma camada de proteção, monitorizando continuamente o ambiente em torno do carro para registar qualquer atividade suspeita. Se o seu Tesla ficar 11 dias com o Modo Sentinela ligado, é provável que regresse a um Tesla sem energia. Em oposição, Teslas estacionados com o Modo Sentinela desligado podem ir até 20 dias sem precisar de uma carga. Esta questão pode ser especialmente problemática se deixar o seu carro sem vigilância durante as férias. Assim pode desativar o modo sentinela durante as férias ou então em alturas que não tenha uma estação de carregamento por perto e precise mesmo de autonomia.
Apesar de ser uma excelente função de segurança e conforto, o sistema de proteção da cabine é outro item que pode drenar a sua bateria. Tente desativar a função quando estiver com pouca carga ou simplesmente para evitar o esgotamento rápido da bateria. Selecione controlos > Proteção contra sobreaquecimento da cabine e depois é só fazer a alteração.
É verdade que as funções que referi acima podem ser importantes em algumas circunstâncias. No entanto, provavelmente não vai precisar do Modo Sentinela se a sua casa tiver câmaras de segurança ou da funcionalidade de Proteção de Sobreaquecimento da Cabine se estacionar numa garagem ou num parque de estacionamento subterrâneo.
Dito isto, fazendo as opções certas não é assim tão difícil ganhar kms no seu Tesla. Para além disso num veículo elétrico toda a autonomia que conseguirmos a mais é sempre bem-vinda.Entretanto no meio disto tudo também convém darmos alguma atenção à app de Energia. Tudo porque ela foi concebida para ajudar a maximizar a eficiência através de sugestões baseadas nos nossos hábitos de condução. A aplicação basicamente assinala as coisas que estão a consumir energia quer seja estilo de condução, condicionamento de bateria, clima, e assim por diante. Pode aceder ao monitor de Energia abrindo o menu de aplicações e clicando no ícone Energia no ecrã tátil do painel de instrumentos ou através da aplicação da Tesla.