O Grande Arquiteto da Corte Imperial



Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, foi um arquiteto, professor e educador carioca. Iniciou os seus estudos no antigo Seminário São José, tendo ingressado na aula de arquitetura da Academia Imperial de Belas Artes em 1845, onde se destacou como discípulo do artista francês Grandjean de Montigny, fundador da cadeira de arquitetura daquela academia.

Formado, iniciou a sua carreira profissional como arquiteto das Obras Públicas, cargo para o qual foi nomeado, por concurso, em 1850. Nesta função foi bem-sucedido, tendo os seus projetos marcado época, visto que contribuíram para modernizar as construções públicas, especialmente da então capital do Império do Brasil. 

Entre suas inúmeras obras na Capital do Império de destacam: As Torres Góticas da Igreja do Sacramento, a reforma neoclássica do Colégio Pedro II, o Colégio da Freguesia de Nossa Senhora da Glória no Largo do Machado, a Casa dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia, o Terraço do Paço de São Cristóvão, o antigo Prédio de Liceu de Artes e Ofício (demolido) a antiga sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (atual prédio da CCBB), e o Prédio do Banco Central, já no Período Republicano. Também foi professor ainda na Academia Imperial de Belas Artes e na Escola Politécnica do Rio. Tinha geral reputação de um homem detentor de vasta cultura. Faleceu em 1911 aos 80 anos de idade
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال