O Barão de Vargem Alegre.

O Português Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo, primeiro Barão e Visconde de Vargem Alegre (1804-1879) foi um dos mais ricos proprietários de terras do Império do Brasil chegando a ter mais de mil escravos em suas lavouras de café. 

Radicou-se no Brasil em 1816, onde se casou com Joaquina Clara de Morais, nascida em Mangalarga aos 15 de outubro de 1815 e falecida no Rio de Janeiro em 1865, com cinquenta anos de idade, filha do barão de Piraí. Tiveram catorze filhos.

Quando da participação do Brasil na Guerra do Paraguai , colocou sua fortuna pessoal a disposição do Imperador Dom Pedro II , que lhe concedeu o Título de Barão e Grande do Império em 1867. Foi também nomeado Cavaleiro da Ordem da Rosa em 1848, e Comendador da Ordem de Cristo .
Conta o grande escritor Alberto Lamego ( O Homem e a Serra ) que em 1854 o Barão era o maior fazendeiro do Império, contando em suas Fazendas com mais de 1.500 escravos. ( no seu inventário em 1879, existiam 1.189 “peças”). 

Luís Otávio de Oliveira Roxo, filho do Barão, também lutou na Guerra do Paraguai, como coronel da Guarda Nacional, ao lado dos escravos alforriados do Pai. Em 1882, recebeu o título de segundo visconde de Vargem Alegre por seus serviços prestados na Guerra

Faleceu o primeiro Barão, a 16-09-1879 em Vargem Alegre-RJ. com 75 anos de idade. Em seu testamento, Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo incluiu alguns de seus escravos: 

"Deixo à preta Maria Pequena, acima liberta, a quantia de cem mil Reis; a Preciliana, liberta, filha da mesma Maria Pequena, a quantia de seiscentos mil Reis. Deixo a quantia de quatro mil Reis à cada um de meus escravos, residentes na Vargem Alegre, e que tiverem de onze anos para cima de idade, ao tempo de meu falecimento. Nesta mesmas condições, deixo a quantia de três mil Reis, à cada um dos residentes nas Fazendas União, Bom Sucesso e Espuma.

Peço a meus testamenteiros e herdeiros, que, no caso de quererem todos ou alguns deles, libertos residirem nas fazendas, ali os acomodem proporcionando-lhes meios de subsistência e tratamento conveniente enquanto viverem, e protegendo-os em caso de necessidade; e aos mesmos libertos recomendo, e espero que se tornem dignos desta proteção por seu procedimento, obediência e respeito para com os ditos meus herdeiros e testamenteiros"

Uma de suas propriedades mais conhecidas foi a Fazenda Ponte Alta, localizada no município de Barra do Piraí. 

O Barão de Vista Alegre Teve 14 filhos:

JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA ROXO – Barão da Guanabara
JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA ROXO foi o primeiro e único Barão de Guanabara (Barra do Piraí, 13 de abril de 1832 — Rio de Janeiro, 11 de junho de 1875). Filho mais velho do Barão de Vargem Alegre, casou com sua prima-irmã Emiliana Clara Gonçalves de Morais (ele com 18 anos, ela com 14 anos de idade) e tiveram apenas dois filhos: José Antero de Oliveira Roxo e Matias Otávio de Oliveira Roxo. Recebeu o título de barão por carta de 17 de abril de 1875.

RITA CLARA GONÇALVES DE OLIVEIRA ROXO - Baronesa de Santa Maria
RITA CLARA GONÇALVES DE OLIVEIRA ROXO nasceu em 29/05/1833 e faleceu em 20/08/1912 no Rio de Janeiro. Casou-se com NICOLAU NETTO CARNEIRO LEÃO, nasceu em 1829 em Tiradentes, MG (batizado em 29/07/1829 em Tiradentes), e faleceu em 16/12/1894 em Tiradentes, estando sepultado no cemitério da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em São João del Rei, MG. Barão de Santa Maria. Proprietário da Fazenda dos Alpes (café), em Barra Mansa, RJ.

AUGUSTO CÉSAR DE OLIVEIRA ROXO

FREDERICO GUSTAVO DE OLIVEIRA ROXO

FRANCISCA OLIVEIRA ROXO
FRANCISCA DE OLIVEIRA ROXO (Chiquinha) nasceu em 10/10/1843 em Piraí, RJ e faleceu em 13/06/1920 no Rio de Janeiro. Casada com CUSTÓDIO DE SOUZA PINTO.

RAYMUNDO BREVES DE OLIVEIRA ROXO
Raymundo Breves de Oliveira Roxo nasceu em 03/06/1845 e faleceu em 08/12/1912. Casado com sua prima-irmã MARIA RITA MONTEIRO DE BARROS - “RITOCA” em 13/06/1868 no Rio de Janeiro, RJ. A mãe de Raymundo (Joaquina Clara de Moraes) e a mãe de Maria Rita (Cecilia Gonçalves de Moraes) eram irmas. Raymundo recebeu, como herança de seu pai Mathias Gonçalves de Oliveira Roxo, a Fazenda Ponte Alta em Barra do Pirai.

MARIA TERESA DE OLIVEIRA ROXO

LUIZ OCTAVIO DE OLIVEIRA ROXO – 2º Visconde de Vargem Alegre
LUIZ OCTAVIO DE OLIVEIRA ROXO nasceu em 28/08/1850 em Vargem Alegre, RJ e faleceu em 19/02/1937 no Rio de Janeiro. Fazendeiro em Vargem Alegre. 2º Visconde de Vargem Alegre. Casou-se em 28/09/1872 no Rio de Janeiro com MARIANNA CÂNDIDA DE LIMA E SILVA, filha de José Joaquim de Lima e Silva Sobrinho e de Maria Balbina da Fonseca Costa. Tiveram 8 filhos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال