Há exatos 458 anos, em 1° de março de 1565, Estácio de Sá (1520-1567) lançava os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei D. Sebastião I, o rei-menino, monarca de jure de Portugal, e a São Sebastião, ao qual se atribui a operação de um milagre que culminou na fundação da cidade.
A região que ocupa actualmente a cidade do Rio de Janeiro foi descoberta em Janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, assim, baptizou a baía com o nome de Rio de Janeiro.
Contudo, foram os franceses que primeiro se estabeleceram na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro. Os franceses trouxeram colonos para habitar e explorar o lugar e, em 1555, pretendiam fundar uma colónia – a França Antártica – e uma cidade – Henriville .
Como resposta às intenções dos franceses que pretendiam ficar a título definitivo no local, no dia 1 de Março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, na várzea existente entre os morros do Pão de Açúcar e Cara de Cão. Foi a segunda cidade fundada no Brasil, depois de Salvador, esta fundada em 1549.
PARABÉNS ao meu Rio de Janeiro!
Quadro de António Firmino Monteiro (1855-1888) retratando a fundação da Cidade do Rio de Janeiro.
Tags
história