Muitas pessoas não entendem a diferença entre hiperglicemia e hipoglicemia. Hiper significa alto e hipo significa baixo. Portanto, a hiperglicemia é um nível de açúcar no sangue muito alto e a hipoglicemia é um nível de açúcar no sangue muito baixo.
Nossos níveis de açúcar no sangue podem flutuar dependendo de nossas ações, estado de saúde, pensamentos ou até mesmo do ambiente. Um corpo saudável libera hormônios em resposta à alteração dos níveis de açúcar no sangue para utilizar o açúcar de forma mais eficaz e manter um equilíbrio saudável de glicose no sangue.
Por várias razões, os sistemas de alguns indivíduos carecem da capacidade de produzir e liberar os hormônios corretos ou de responder efetivamente a eles. Essas incapacidades resultam em hiperglicemia ou hipoglicemia.
Hiperglicemia
Ter altos níveis de glicose no sangue é uma indicação de que seu corpo não está produzindo insulina suficiente ou é resistente à insulina. Pode haver diferentes causas de hiperglicemia, incluindo estresse e falta de exercício. A hiperglicemia também pode ocorrer se você tiver diabetes tipo 1 e deixar de tomar qualquer um dos seus medicamentos para diabetes.
No entanto, a causa mais comum é comer mais alimentos ricos em carboidratos do que o corpo pode suportar. Se essa situação se tornar crônica ou constante, pode ocorrer pré-diabetes ou diabetes tipo 2.
Quando, ou à medida que isso acontece, o corpo se torna cada vez menos capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso tem enormes implicações adversas para a saúde do indivíduo.
Também há casos em que uma pessoa apresenta hiperglicemia como um dos efeitos colaterais da medicação atual. É por isso que é muito importante consultar o seu médico antes de tomar qualquer outro medicamento, o que pode agravar a condição.
Se você perceber que está se sentindo anormalmente cansado e com sede, mal do estômago, urinando com mais frequência e com visão embaçada, é possível que sua glicemia tenha excedido os níveis seguros.
Você deve consultar seu médico e descrever os sintomas. Testes simples podem ser feitos e mudanças necessárias em seus planos de refeições, padrões de exercícios e, se necessário, medicamentos para diabetes podem ser feitos.
Hipoglicemia
Se a sua glicose no sangue cair abaixo de 70 mg/dl, você é considerado hipoglicêmico e seus níveis de glicose no sangue estão muito baixos. Em casos extremos, a hipoglicemia pode representar consequências muito graves para a saúde, imediatamente e a longo prazo. Se os seus níveis de açúcar no sangue caírem muito rapidamente, pode ser necessária atenção médica imediata, pois pode resultar em convulsões e inconsciência.
Algumas causas de hipoglicemia podem incluir pular ou atrasar refeições, não comer alimentos ricos em carboidratos em quantidade suficiente, esforço físico prolongado e consumo excessivo de álcool. Medicamentos para outros problemas de saúde também podem fornecer efeitos colaterais que levam a níveis mais baixos de glicose no sangue.
Normalmente, um episódio de hipoglicemia é o resultado de uma combinação de circunstâncias e não de um único fator.
Os diabéticos tipo 1 correm o risco de sofrer hipoglicemia se a dosagem de insulina exceder suas necessidades imediatas. Isso pode ocorrer se o jejum não planejado e o esforço físico seguirem a medicação, o que resulta em uma depleção da glicose sanguínea disponível.
Os sintomas de níveis baixos de glicose no sangue são sentimentos de ansiedade, irritabilidade, cansaço, dormência ao redor da boca, fala arrastada, sensação de tremor, fraqueza e fome. Você também pode sentir suor abundante e dores de cabeça.
Se você tiver algum ou especialmente uma combinação desses sintomas, tome medidas para aumentar o açúcar no sangue disponível e peça a alguém para monitorar sua resposta. Procure atendimento médico imediato se sua condição piorar. Se os episódios ocorrerem novamente, seria aconselhável que seu profissional de saúde fizesse uma avaliação.
Mantendo os níveis de glicose no sangue equilibrados
Se você tiver motivos para se preocupar, o monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue pode ajudar a adotar um padrão de estilo de vida saudável. Testadores baratos estão disponíveis em farmácias ou online. Exercitar-se regularmente pode ajudar a melhorar a capacidade do seu corpo de responder à insulina.
Comer refeições saudáveis em horários apropriados e regulares ajudará muito a manter um equilíbrio correto de açúcar no sangue. Se algum medicamento que você está tomando afetar seus níveis, leve-o ao conhecimento do seu médico.
Seu corpo é projetado para regular seus níveis de açúcar no sangue. As ações que você tomar ajudarão ou impedirão seu corpo de conseguir isso. Para diabéticos tipo 1, a medicação, geralmente insulina, é essencial.
Para outros, embora a medicação possa ajudar, o fator principal são suas ações em relação à dieta e ao estilo de vida. Se você for pró-ativo em sua busca por manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, terá uma boa chance de controlar sua hiperglicemia ou hipoglicemia sem a necessidade de medicamentos.