Imagens de ruas, avenidas, rodovias e estradas do mundo inteiro estão disponíveis no Google Maps. Quem as registra são os carros do Google Street View. E quem dirige esses veículos? Ed Parsons, técnico geoespacial do Google Reino Unido, revela que são motoristas de empresas terceirizadas.
Segundo ele, a companhia tem preferência por condutores da região em que o automóvel fará o mapeamento. Isso porque eles conhecem melhor a área. "Muito disso [mapear um local] é colocado nas mãos dos motoristas, porque eles tendem a conhecer as áreas locais”, explica o especialista em entrevista ao site LADbible.
Os veículos são equipados com câmeras que podem captar imagens em 360 graus, sistema de GPS que coleta informações em tempo real e muitos sensores. Os condutores seguem roteiros previamente planejados pelo Google e só estão autorizados a trafegar em vias públicas — por isso, localidades particulares ficam de fora.
Há, ainda, veículos autônomos, que circulam pelas cidades sem motorista ao volante. Esses automóveis têm sensores especiais e sistema de piloto automático gerido por um computador de bordo. Eles dependem de interferência humana para realizar determinadas ações.
Seu treinamento tem como base a direção humana e o sistema pode processar informações em tempo real para tomar decisões no trânsito. Para isso, identifica semáforos, pedestres, obstáculos e qualquer outro tipo de adversidade ou sinalização na pista.
Como trabalhar no Google Street View
As vagas de motoristas do Google Street View não são anunciadas abertamente, já que os profissionais não trabalham diretamente para o Google. É possível colaborar [1] com o serviço pelo compartilhamento de imagens, mas essa atividade não é remunerada.
Apesar de a maioria dos que veem um veículo do Google na rua serem surpreendidos com a presença dele, é possível ter uma ideia de onde ele vai passar. Acompanhe:
• vá à página de suporte [2] do Google Street View;
• procure “Para onde estamos indo”;
• selecione “Brasil” e veja o período em que os automóveis vão passar perto da sua região.
O serviço não informa dia e hora com exatidão, mas um período pouco específico. Os carros da empresa devem estar em diferentes regiões do Brasil até setembro deste ano.
#noticiascartograficas
[1] Crie e publique suas imagens do Street View: https://www.google.com/streetview/contribute/
[2] Descubra quando, onde e como coletamos imagens em 360º: https://www.google.com/streetview/how-it-works/
https://www.itatiaia.com.br/editorias/itatiaia-tecnologia/2023/05/16/quem-sao-os-motoristas-do-google-street-view
__________________________________________
*Siga a página Notícias Cartográficas no Instagram em http://www.instagram.com/noticiascartograficas