Você está se perguntando como pode ter certeza de que está planejando as melhores férias de verão? Não tem certeza de como planejar suas férias deste verão? Dependendo das suas circunstâncias e experiência, planejar uma viagem pode parecer assustador. E uma viagem mal planejada pode ser mais uma dor de cabeça do que umas férias relaxantes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a planejar e aproveitar ao máximo suas férias de verão este ano.
1. Flexibilidade
Pode parecer contraditório, mas parte do bom planejamento é ser flexível. Se você espera que todos os detalhes do seu plano se concretizem exatamente como está no papel, é provável que acabe frustrado. Algumas coisas simplesmente não estão sob seu controle. Por exemplo, trânsito pesado, atrasos de voo e o clima podem afetar o tempo de viagem. Portanto, é uma boa ideia reservar um tempo extra para essas coisas imprevisíveis e ter um plano B (mais sobre isso abaixo).
A flexibilidade também permite passeios turísticos e outras diversões. Paradas não planejadas podem se transformar em ótimas lembranças e experiências.
2. Planos de Contingência
Não é uma má ideia ter um plano de contingência em caso de eventos imprevistos. Por exemplo, mesmo que você saia cedo e reserve um tempo para um congestionamento, circunstâncias podem se combinar de tal forma que você precise passar a noite em algum lugar antes de chegar ao seu destino. Antes de sair, pesquise hotéis que estão ao longo da sua rota e leve suas informações com você.
3. Alimentação
Pode ser um desperdício de tempo procurar um restaurante para cada refeição no dia da viagem. Assim como os hotéis, planeje com antecedência onde os restaurantes estão localizados ao longo do caminho. Planeje seu tempo de viagem para que as paradas em restaurantes coincidam com os horários das refeições.
Também em relação à alimentação - é uma boa ideia trazer lanches, bebidas e alimentos não perecíveis (como barras de granola e pacotes de atum). Isso lhe dá uma opção se você ficar sem tempo e não puder parar para uma refeição, ou evita ter que encontrar um lugar para parar e comprar um lanche.
4. Viaje Leve, mas Esteja Preparado
Pode ser um pouco complicado estar preparado enquanto mantém sua bagagem leve. A chave está em saber para o que estar preparado. Por exemplo, você não pode estar preparado para absolutamente tudo (ou então acabará levando o conteúdo inteiro da sua casa com você!), mas pode se preparar para algumas coisas básicas. Por exemplo, esteja preparado para diversos eventos climáticos embalando roupas que podem ser sobrepostas (você pode adicionar ou remover camadas de acordo com o clima). Isso economiza espaço ao não embalar diferentes trajes para cada cenário climático possível, mas ainda o mantém coberto.
Um kit de primeiros socorros básico também é uma boa utilização do espaço da sua bagagem. Não precisa ser grande, mas pode fazer toda a diferença.