O Vinho da Madeira na História dos Estados Unidos


Apesar de pequena a ilha, o seu néctar esteve em momentos importantes da História dos Estados Unidos !!!
A Ilha da Madeira é quase um ponto no meio da vastidão do Oceano Atlântico. Todavia o Século XVII foi chamado o Século de Ouro do Vinho da Madeira.

E a importância do Vinho da Madeira foi de tal forma, que devido ao esgotamento dos solos com as plantações de cana-de-açúcar, ocupou o seu lugar com vinhas.
E os comerciantes estrangeiros na Ilha, atentos a tudo isto e dada o grande escoamento para o Brasil de diversos produtos endógenos, não tardaram a perceber que os Vinho da Madeira seria uma grande aposta.

Começou-se pelas Colónias Britânicas. O vinho produzido na ilha dava-se melhor do que vinhos europeus como os de Bordéus nas viagens marítimas e até se tornavam melhores com o calor e movimento das viagens.
Os ingleses adoravam vinhos, não sabiam como produzir os seus próprios néctares, pelo que estas colónias  eram povoadas por ávidos bebedores de vinho, tornaram-se grandes fãs do Vinho da Madeira.

À medida que os navios que atravessavam o Atlântico cresciam em dimensões para trazer de volta mercadorias das Américas, o transporte do Vinho Madeira também resolveu o problema dos porões vazios dos comerciantes europeus (o vinho era mais rentável do que os mais leves tecidos ingleses) que viajavam para Oeste para trazer das Caraíbas e da América peixe, farinha de trigo, tabaco, arroz e açúcar.

As Celebrações nos Estados Unidos

Foi durante a segunda metade do século XVIII que Madeira Parties (festas) começaram a ser organizadas em toda a costa leste da América do Norte, em cidades como Boston, Nova Orleãs, Filadélfia, Baltimore, Savana e Charleston. E o que era um Madeira Party? Eram encontros ao fim da tarde em que uma dúzia de homens se reuniam para provar e discutir um punhado de vinhos Madeira durante um par de horas ou mais.

Um Madeira Party de um tipo muito diferente aconteceu depois do Stamp Act em 1765 que aumentava consideravelmente a tributação dos produtos recebidos. Os colonos eram conhecidos por odiarem impostos e por isso era costume os oficiais da alfândega permitirem que apenas parte da carga passasse pela alfândega, permitindo assim que uma boa parte desembarcasse sem ser tributada. 

No entanto, em 1768 os comissários decidiram não ser tão brandos quando John Hancock com o seu navio Liberty chegou a Boston carregado com Vinho Madeira. A revolta da multidão em terra quando se apercebeu que não iria receber o seu vinho mais barato foi o precursor do mais famoso Boston Tea Party que aconteceu cinco anos depois e desencadeou a Guerra da Independência.
Os momentos importantes da História dos Estados unidos foram brindados na tomada de posse de George Washington em 1789 e Thomas Jefferson brindou com Vinho Madeira em 1792 quando decidiu situar o Capitólio dos EUA em Washington.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال