Recomendo que leia esse artigo na integra clicando aqui esse artigo foi traduzido por maav do site www.thisismoney.co.uk
Fundos e trusts de investimento permitem que os poupadores invistam em todo o mundo de forma fácil e a baixo custo, mas a grande variedade de opções pode ser confusa.
Para ajudar a separar o joio do trigo, o This is Money pede aos profissionais que apresentem suas melhores ideias para nossa lista dos 50 principais fundos.
Nosso painel conta com o conhecimento de especialistas do mundo dos investimentos, incluindo Jason Hollands da Bestinvest, Darius McDermott da FundCalibre, Nick Wood da Quilter Cheviot, Alex Watts do Interactive Investor, Laith Khalaf da AJ Bell e Simon Lambert do próprio This is Money.
Pedimos a esses especialistas que recomendassem os melhores fundos e trusts de investimento que cobrem diferentes setores de investimento – e o This is Money incluiu também uma seleção de opções passivas de baixo custo.
This is Money pediu ao nosso painel de especialistas em investimentos para recomendar suas principais ideias para nossa lista dos 50 melhores fundos e trusts de investimento.
Como usar essas ideias de fundos
A lista dos Top 50 fundos e trusts de investimento do This is Money é projetada como um ponto de partida para suas ideias de investimento.
Antes de considerar investir, é importante que você faça sua própria pesquisa e considere como um fundo, trust ou tracker pode se encaixar no seu portfólio existente.
Você precisa avaliar se é adequado para você como investidor - e se é apropriado para a mistura de investimentos que um portfólio balanceado deve conter.
Investidores cautelosos ou avessos ao risco
Personal Assets
O Personal Assets investe em ações, títulos, dinheiro e ouro, visando proteger e aumentar a riqueza do investidor.
Jason Hollands, diretor-gerente da Bestinvest, diz: "O Personal Assets é um trust de investimento, gerido por Sebastian Lyon, da Troy Asset Management, que investe em uma base multi-ativos com um forte ethos de preservação de capital.
"O Personal Assets Trust não terá um desempenho extraordinário em um mercado altista, mas tem um histórico muito forte de proteção de ativos em mercados em queda, ao mesmo tempo em que proporciona retornos sólidos, superando a inflação ao longo do tempo." Custos contínuos: 0,65%
WS Ruffer Diversified Return
O Ruffer Diversified Return visa não perder dinheiro em nenhum período de 12 meses, com forte ênfase em fornecer proteção genuína em tempos de estresse no mercado.
Darius McDermott, diretor-gerente da FundCalibre, diz: "O fundo WS Ruffer Diversified Return é um veículo de retorno absoluto que tem a proteção do capital do investidor no coração de seu processo.
"O fundo é global e completamente irrestrito, permitindo que os gestores invistam em várias classes de ativos, incluindo ações, renda fixa, moedas e derivativos – apoiados por uma grande equipe de especialistas em macroeconomia e seleção de ações.
"A Ruffer é a primeira a descrever seu processo como 'chato', mas tem entregue resultados em várias condições de mercado – tornando-se uma consideração forte para qualquer investidor com um nível razoavelmente alto de aversão ao risco." Custos contínuos: 1,12%
Ruffer Investment Company
A Ruffer Investment Company é um trust de investimento com um ethos semelhante ao seu fundo mencionado acima. Gerido por Duncan MacInnes e Jasmine Yeo, busca gerar retornos positivos independentemente do ambiente de mercado.
Jason Hollands diz: "Coloca uma alta ênfase na proteção contra quedas. Para atingir esse objetivo, investe em uma ampla gama de ativos, incluindo títulos de curto prazo, gilts indexados, dinheiro, ouro e ações globais, além de derivativos para fornecer proteção contra quedas." Custos contínuos: 1,08%
Blackrock European Absolute Alpha
O Blackrock European Absolute Alpha investe em toda a Europa, com foco na preservação de capital, e entre suas maiores participações estão a fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, e o London Stock Exchange Group.
Darius McDermott diz: "Sendo pan-europeu, este fundo oferece uma gama muito ampla de oportunidades que inclui o Reino Unido – as oportunidades são aumentadas pelo uso tanto de um livro longo quanto curto.
"É raro ver um fundo usar tanto a Europa continental quanto o Reino Unido, especialmente quando também usa uma abordagem multi-cap. Isso dá aos investidores um veículo que pode proporcionar equilíbrio e estabilidade nos portfólios, com retornos que provavelmente não estarão correlacionados com outras ofertas." Custos contínuos: 0,92%
Relações de vizinhança: investidores do Reino Unido muitas vezes podem ignorar a Europa, mas há muitas empresas altamente lucrativas no continente
International Public Partnerships
O International Public Partnerships é um trust de investimento que investe em mercados de infraestrutura global, apoiando ativos de baixo risco, incluindo ativos regulados e parcerias público-privadas.
Nick Wood, chefe de pesquisa de fundos da Quilter Cheviot, diz: "As participações tornam os retornos muito previsíveis e confiáveis. O INPP é gerido por uma equipe altamente experiente e bem equipada da Amber Infrastructure, que tem proporcionado retornos fortes e consistentes para os investidores ao longo da vida do trust.
"O setor de infraestrutura tem caído em desuso nos últimos anos, à medida que as taxas de juros aumentaram e os mercados de títulos se tornaram mais atraentes. Isso cria uma oportunidade atraente para investir no INPP, com um rendimento de dividendos de quase 6,5 por cento." Custos contínuos: 1,20%
Baillie Gifford Managed Fund
O Managed Fund da Baillie Gifford investe ao redor do mundo, predominantemente em ações, com alguns títulos e dinheiro.
Simon Lambert, do This is Money, diz: "Esta é uma opção mais arrojada do que a maioria dos fundos considerados para investidores cautelosos e, portanto, provavelmente será mais volátil, mas tem um forte histórico de crescimento com base em uma abordagem refinada ao longo de 30 anos.
"Tem custos baixos para um fundo de gestão ativa como este e detém cerca de 75 por cento em ações, 20 por cento em títulos e 5 por cento em dinheiro. A exposição ao mercado de ações é dividida em cinco regiões: Reino Unido, EUA, Europa, Mercados Emergentes e Ásia Desenvolvida, com as equipes de seleção de ações da Baillie Gifford trazendo as melhores ideias." Custos contínuos: 0,44%
Vanguard LifeStrategy - 40% de ações ou 20% de ações
Os fundos Vanguard LifeStrategy permitem que os investidores escolham seus níveis de risco e, em seguida, mantenham uma cesta de ativos que os adequem, utilizando amplamente fundos passivos da Vanguard, em ações e títulos ao redor do mundo.
Simon Lambert diz: "Os fundos LifeStrategy são baratos, simples e permitem que os investidores movam-se da extremidade cautelosa da escala, com 20 por cento em ações, para o alto risco, com 100 por cento em ações. Certifique-se de escolher a extremidade da escala que é certa para você. As opções mais cautelosas seriam os fundos que detêm 40 por cento em ações ou 20 por cento em ações.
"Os investidores devem notar que estes não são fundos de rastreamento global puro e têm uma inclinação para o Reino Unido - com cerca de um quinto das proporções de ações compostas por um rastreador do FTSE All Share." Custos contínuos: 0,22%
Nossa equipe de especialistas, no sentido horário a partir do canto superior esquerdo: Darius McDermott da FundCalibre, Jason Hollands da Bestinvest, Nick Wood da Quilter Cheviot, Simon Lambert do This is Money, Alex Watts do Interactive Investor e Laith Khalaf da AJ Bell.
Global
JPMorgan Global Growth & Income
O JPMorgan Global Growth & Income tem como objetivo superar o índice MSCI All Companies World Index (ACWI), ao mesmo tempo em que oferece um rendimento equivalente a cerca de 4% do valor líquido dos ativos, pago trimestralmente.
Nick Wood diz: "O fundo seleciona predominantemente as ideias de maior convicção da JPMAM em toda a empresa (top 50-90) que oferecem qualidade de ganhos superior com uma taxa de crescimento mais rápida e a um preço semelhante ao mercado mais amplo.
"Os dividendos são financiados por uma combinação de receita e reservas de capital, com metade proveniente de um rendimento natural. Acreditamos que essa é uma das principais atrações do fundo, com a capacidade de pagar um rendimento líder de mercado enquanto também oferece suas melhores ideias do ponto de vista do retorno total." Custos contínuos: 0,50%
Blue Whale Growth Fund
O Blue Whale Growth Fund é gerido por Stephen Yiu, com o fundo ganhando destaque por ser apoiado por Peter Hargreaves, cofundador da Hargreaves Lansdown, que também é o presidente do grupo principal.
Simon Lambert diz: "O Blue Whale Growth Fund oferece aos investidores um portfólio restrito do que Stephen Yiu e sua equipe consideram ser as melhores empresas do mundo (atualmente 28 ações). Está em operação há quase sete anos e tem proporcionado retornos fortes durante esse período, acumulando ganhos de 148% desde o lançamento, em comparação com a média do setor de 77% - superando em todos os anos, exceto um.
"Yiu articula claramente a estratégia do Blue Whale e está disposto a se desfazer de ações ou até mesmo comprá-las de volta se as circunstâncias mudarem, como fez recentemente com a Meta. Como um fundo de crescimento, os retornos podem ser voláteis e o Blue Whale sofreu na queda do setor de tecnologia em 2022 - caindo quase 30% - mas desde então se recuperou fortemente." Custos contínuos: 1,09%
T. Rowe Price Global Focused Growth Equity
O fundo T. Rowe Price Global Focused Growth Equity investe em empresas de todo o mundo, incluindo mercados emergentes, que o gestor acredita terem potencial para taxas de crescimento de lucros acima da média e sustentáveis.
Darius McDermott diz: "O gestor David Eiswert utiliza suas melhores ideias e constrói um portfólio baseado em temas-chave para criar um fundo de ações globais com considerável potencial para fornecer retornos de longo prazo em todas as condições de mercado.
"Ele consegue fazer isso graças à impressionante força e profundidade da equipe de pesquisa, que é uma característica realmente destacada do fundo. Com os enormes recursos da T. Rowe, este fundo deve realmente capturar o estilo de crescimento do vasto universo." Custos contínuos: 0,61%
Guardcap Global Equity
Afastado dos gigantes conhecidos dos fundos de investimento globais, o fundo Guardcap Global Equity tem construído retornos constantes para os investidores.
Jason Hollands diz: "O fundo Guardcap Global Equity pode não ser um nome familiar, mas os dois membros mais seniores da equipe por trás deste fundo – Michael Boyd e Giles Warren – trabalham juntos há mais de 25 anos.
"Eles desenvolveram uma abordagem altamente colaborativa e bem-sucedida, focada em investir em um portfólio concentrado de cerca de 20 a 25 empresas grandes e de alta qualidade que acreditam poder fornecer crescimento sustentável dos lucros e ser compradas a avaliações atraentes.
"Este fundo é uma boa alternativa para investidores que já estão muito investidos no fundo Fundsmith Equity e procuram diversificar com outro gestor." Custos contínuos: 0,88%
Blackrock Global Unconstrained Equity
O BlackRock Global Unconstrained Equity é um fundo concentrado e de alta convicção, que visa empresas extraordinárias nos mercados desenvolvidos.
Darius McDermott diz: "Adota uma abordagem de longo prazo que filtra o ruído de curto prazo no mercado. Achamos que este fundo tem uma filosofia e estratégia sólidas. Tem a vantagem adicional de poder acessar os imensos recursos da BlackRock, além de ser gerido por dois gestores de alto desempenho.
"Alistair Hibbert e Michael Constantis têm proporcionado desempenhos excepcionais para os investidores ao longo de suas carreiras, e não temos hesitação em apoiá-los neste fundo. O BlackRock Global Unconstrained Equity ainda é relativamente jovem, mas já entregou um desempenho excelente desde seu lançamento em janeiro de 2020, apesar das dificuldades que muitas outras estratégias de crescimento de qualidade têm enfrentado." Custos contínuos: 0,93%
Fiera Atlas Global Companies
O Fiera Atlas Global Companies é outro fundo que pode não estar no radar de muitos investidores e investe longe das ações populares encontradas em muitos fundos globais.
Jason Hollands diz: "O fundo Fiera Atlas Global Companies, gerido por uma equipe liderada por Simon Steele, é focado sem remorso em empresas de crescimento de alta qualidade. Eles visam negócios com uma vantagem competitiva, equipes de gestão que alocam capital com sabedoria e que podem fornecer crescimento anual sustentável de dois dígitos.
"Este é um fundo concentrado, sem referência ao índice, com 27 participações e que difere consideravelmente do índice e de muitos outros fundos globais, que invariavelmente possuem os 'nomes habituais'. Por exemplo, suas maiores posições são em Gartner, Visa, Synopsys, Zoetis e IDEXX Laboratories, e não nos gigantes 'Magnificent Seven'." Custos contínuos: 0,85%
Mid Wynd International
O trust de investimento Mid Wynd International apoia ações globais de alta qualidade usando uma abordagem temática.
Darius McDermott diz: "O trust completou a transferência de gestão da Artemis para a Lazard Asset Management em outubro de 2023, após a saída dos gestores anteriores Alex Illingworth e Simon Edelsten.
"Mid Wynd é uma opção central para qualquer investidor que procura uma oferta gerida de forma conservadora que aproveite várias tendências globais. O portfólio tem sido um desempenho consistentemente forte, ao mesmo tempo em que demonstra menor volatilidade quando comparado a muitos de seus pares." Custos contínuos: 0,61%
Wellington Global Stewards Fund
O Wellington Global Stewards investe em 35 a 45 empresas que exibem fortes considerações ESG.
Alex Watts diz: "Liderado pelos co-gestores experientes Mark Mandel e Yolanda Courtines, o fundo emprega uma estratégia de investimento rigorosa focada na criação de valor de longo prazo, com um período mínimo de manutenção de 10 anos.
"Essa estratégia envolve uma pesquisa qualitativa minuciosa com uma perspectiva de longo prazo, bem como uma análise fundamental extensa de curto prazo." Custos contínuos: 0,65%
Fundo de índice: SPDR iShares MSCI ACWI
O ETF SPDR iShares MSCI ACWI investe em todo o mundo e inclui mercados emergentes com uma taxa de despesa total de apenas 0,2 por cento. O ETF é ponderado pelo tamanho do mercado dos principais mercados de ações do mundo, com a maior parte, 65,4 por cento, investida nos EUA. O Reino Unido compõe 3,3 por cento do ETF e é sua terceira maior participação, atrás do Japão com 5,2 por cento. A China representa 2,5 por cento e a Índia 2 por cento. Custos contínuos: 0,2%
Fundo de índice: L&G Global Equity ETF / L&G International Index Trust
O Global Equity ETF da Legal & General é uma das maneiras mais baratas de acompanhar o mercado de ações mundial, seguindo o índice Solactive Core Developed Markets Large and Mid Cap. Seu fundo irmão, o L&G International Index, oferece acesso a empresas de todo o mundo, mas exclui o Reino Unido. Isso o torna uma boa opção para exposição global para investidores do Reino Unido que já possuem bastante viés doméstico em seus portfólios. Custos contínuos: 0,10% / 0,13%
Vanguard LifeStrategy 80% Equity
Esta é a versão mais voltada para o mercado de ações da gama LifeStrategy da Vanguard, com uma opção de 100 por cento em ações também disponível acima disso.
Simon Lambert diz: "As opções mais voltadas para ações dos fundos LifeStrategy da Vanguard são uma boa opção para um investidor que procura aumentar a exposição de seu portfólio a ações globais. Eles são baratos e simples, permitindo que os investidores ajustem seu nível de risco de cauteloso, com 20 por cento em ações, para alto risco, com 100 por cento em ações.
"Conforme mencionado anteriormente, os investidores devem estar cientes de que esses fundos são mais ponderados para o Reino Unido do que um índice global verdadeiro, com sua porção de ações contendo cerca de um quinto no FTSE All Share." Custos contínuos: 0,22%
Fatia do mercado: Existem diferentes medidas do mercado de ações global, mas todas são dominadas pelos EUA. O índice MSCI ACWI aqui inclui mercados emergentes.
Bonds
Invesco Corporate Bond (Reino Unido)
O Invesco Corporate Bond investe pelo menos 80% de seus ativos em títulos de dívida corporativa com grau de investimento, com as principais participações incluindo NatWest, Barclays e Nationwide Building Society.
Darius McDermott diz: "A equipe utiliza totalmente a flexibilidade dentro das diretrizes do setor do fundo e eles gerenciam o portfólio com um estilo pragmático e proativo. Ao longo dos anos, seu processo resultou em fortes retornos para os investidores.
"Os gestores experientes deste fundo aproveitam ao máximo os consideráveis recursos de analistas à sua disposição para construir um fundo sem restrições, que tem a flexibilidade para navegar pelo grande setor de títulos corporativos em libras esterlinas. Para investidores que são defensores de fundos geridos ativamente, o Invesco Corporate Bond é uma escolha convincente dentro de seu setor." Custos contínuos: 0,50%
Invesco Tactical Bond
Os títulos são considerados a parte mais segura dos portfólios dos investidores, mas o efeito distorcedor do mundo de taxas de juros baixas, seguido pelo rápido aumento das taxas, criou o potencial para muita volatilidade. O Invesco Tactical Bond visa evitar os riscos e lucrar com isso.
Jason Hollands diz: "O Invesco Tactical Bond é um 'fundo de títulos estratégicos', o que significa que tem a flexibilidade de investir em diversos mercados de títulos, incluindo títulos governamentais e corporativos, dependendo de onde os gestores - Stuart Edwards e Julien Eberhardt - veem as maiores oportunidades.
"No entanto, embora tenha um mandato flexível, é gerido de forma cautelosa e demonstrou características de retorno defensivo consistente com baixa volatilidade, enquanto ainda supera seu benchmark." Custos contínuos: 0,70%
Jupiter Strategic Bond Fund
Uma mistura de títulos corporativos e governamentais são mantidos no Jupiter Strategic Bond Fund e os gestores Harry Richards e Ariel Bezalel assumem títulos mais arriscados quando julgam adequado.
Alex Watts, analista de dados de investimentos na Interactive Investor, diz: "O Jupiter Strategic Bond Fund é um fundo de alta convicção, o que significa que os gestores são capazes de buscar as melhores oportunidades dentro do universo de renda fixa global, enquanto gerenciam cuidadosamente o risco de baixa.
"O fundo tem mostrado forte desempenho e resiliência a longo prazo e proporciona um rendimento atraente. Dada a flexibilidade do fundo e seu foco na proteção contra quedas, isso o torna uma opção central forte para investidores dentro de um portfólio bem diversificado." Custos contínuos: 0,74%
Man GLG High Yield Opportunities
O Man GLG High Yield Opportunities é um fundo global de títulos de alto rendimento, concentrado e sem restrições, dirigido pela escolha individual de títulos, mas orientado por ideias temáticas.
Darius McDermott diz: "O gestor Mike Scott é habilmente apoiado por uma equipe de analistas de crédito internos que conduzem uma análise rigorosa de cada potencial participação e sua capacidade de cumprir obrigações de dívida.
"Mike demonstrou excelente capacidade de seleção de ações ao longo de sua carreira. Sua experiência e a flexibilidade do fundo permitem que ele encontre oportunidades que outros podem perder ou evitar. O portfólio concentrado oferece um perfil de retorno diferente, mas atraente, em comparação com seus concorrentes." Custos contínuos: 0,75%
TwentyFour Absolute Return Credit Fund
Títulos com um prazo de até cinco anos são mantidos pelo TwentyFour Absolute Return Credit Fund.
Jason Hollands diz: "Ao contrário de muitos fundos que carregam 'retorno absoluto' em seus nomes e usam investimentos sofisticados como parte de suas estratégias, este fundo tem uma estratégia simples, mas eficaz, de focar em títulos de curto prazo para minimizar a volatilidade.
"O gestor Chris Bowie investe no mínimo dois terços do portfólio em títulos com grau de investimento e menos de cinco anos até o vencimento. Isso produziu retornos muito consistentes com baixos níveis de volatilidade. Na minha opinião, este fundo é uma boa escolha para investidores mais avessos ao risco." Custos contínuos: 0,54%
Expectativas de Taxas: Os mercados de títulos são impulsionados por mudanças nas taxas de juros, como aquelas feitas pelo Banco da Inglaterra (foto) e pelo Federal Reserve dos EUA.
Premier Miton Corporate Bond Monthly Income
O Premier Miton Corporate Bond Monthly Income tem como objetivo fornecer uma renda mensal aos seus investidores, com no mínimo 80% do portfólio investido em títulos corporativos de grau de investimento denominados em libras esterlinas, abrangendo diversos setores, incluindo empresas financeiras e de utilidades.
Nick Wood diz: "É menor e mais ágil do que muitos outros fundos do setor. O fundo tem uma forte tendência para dívida de alta qualidade com grau de investimento e beneficia de rendimentos próximos a 6%." Custos contínuos: 0,35%
PIMCO Global Investment Grade Credit Fund
Um portfólio diversificado de títulos corporativos de grau de investimento é a espinha dorsal do PIMCO Global Investment Grade, que faz jus ao seu nome.
Alex Watts diz: "Gerido por Mark Kiesel desde seu lançamento, o fundo PIMCO Global Investment Grade Credit busca maximizar os retornos totais para os investidores e superar o Bloomberg Global Aggregate Credit Index, focando no segmento de maior qualidade do mercado de títulos.
"No geral, este fundo oferece benefícios de diversificação e forte potencial de renda de um amplo portfólio de títulos corporativos de grau de investimento, enquanto busca manter muitas das características defensivas dos títulos governamentais." Custos contínuos: 0,49%
Fundo de Índice: Vanguard Global Bond Index Fund
O Vanguard Global Bond Index Fund é um rastreador passivo que investe em 14.622 títulos de grau de investimento e busca acompanhar o Bloomberg Global Aggregate Float Adjusted and Scaled Index. Ele é protegido para minimizar a volatilidade cambial que afeta os retornos.
A maioria das participações são títulos governamentais, com 44% alocados nos EUA, seguidos por 6% no Japão e 6% na França. É uma maneira de baixo custo para aumentar sua exposição a títulos globais, e a classe de ações de renda paga um dividendo trimestral. O rendimento atual é de 2,90%. Custos contínuos: 0,15%
Comprando Britânico: Muitos investidores dizem que o mercado do Reino Unido está barato, o que significa que algumas ações estão sendo negociadas a valores atraentes em relação ao seu verdadeiro valor.
Empresas do Reino Unido
Schroder Recovery
Schroder Recovery se descreve como "um fundo de investimento ativo em ações focado em ações que outros evitam". Procura ações com características de recuperação, como aquelas que sofreram um revés temporário nos lucros ou no preço das ações.
Darius McDermott diz: "Este é um fundo paciente e orientado por valor profundo, investindo em empresas avaliadas abaixo do seu verdadeiro valor e esperando por uma correção.
"Este fundo de recuperação tem sido gerido pelo mesmo gerente principal desde 2006, com uma continuidade de processo e um histórico muito consistente - a equipe provou seu valor por quase duas décadas. O estilo de valor profundo leva a períodos de subdesempenho, mas a disciplina central de comprar ações baratas tem proporcionado um desempenho superior a longo prazo." Custos contínuos: 0,91%
Artemis UK Select
Artemis UK Select mantém um portfólio focado de 40 a 60 ações e geralmente se concentra em empresas do FTSE 350.
Jason Hollands diz: "Artemis UK Select é um fundo de ações do Reino Unido com as 'melhores ideias', gerido por Ed Legget e Ambrose Faulks, que tem a flexibilidade de percorrer os mercados do Reino Unido, apoiando empresas de diferentes tamanhos.
"Os gestores procuram empresas que acreditam ter grandes perspectivas de crescimento de lucros, mas onde acreditam que as avaliações atuais estão muito baixas e, portanto, têm o potencial de serem reavaliadas.
"Uma característica notável é que ele tem a flexibilidade adicional de assumir posições curtas seletivas em ações que os gestores acreditam estarem muito caras ou que possam ver declínios no preço das ações." Custos contínuos: 0,82%
Liontrust Special Situations
O fundo Liontrust Special Situations investe no FTSE 100, FTSE 250 e mercados AIM, procurando empresas com vantagem competitiva.
Darius McDermott diz: "Liontrust Special Situations é um portfólio de 'melhores ideias', que abrange quaisquer ações do Reino Unido, independentemente de tamanho ou setor, mas tipicamente terá uma inclinação para small e mid caps.
"Os retornos ajustados ao risco a longo prazo têm sido excepcionais. Para investidores que desejam uma exposição de alta convicção e multi-cap ao mercado de ações do Reino Unido, este fundo está entre os melhores." Custos contínuos: 0,81%
WS Evenlode Income
O fundo WS Evenlode Income é gerido pela boutique Evenlode Investments, com sede em Chipping Norton, fundada por Hugh Yarrow. Não investe em setores altamente cíclicos e sensíveis economicamente, como energia ou bancos, e mantém um portfólio concentrado de cerca de 40 participações.
Jason Hollands diz: "Os gestores apoiam empresas que geram caixa, capazes de aumentar seus dividendos a longo prazo, com base em uma estratégia de 'comprar e manter'. Eles favorecem particularmente negócios 'capital-lite', ou seja, aqueles que não requerem grandes investimentos para substituir planta e maquinaria.
"Embora seja um fundo do Reino Unido, os tipos de empresas apoiadas tendem a gerar receitas globalmente e não estão focadas exclusivamente na economia do Reino Unido. Participações significativas incluem RELX, Diageo, Unilever e Reckitt." Custos contínuos: 0,87%
City of London Investment Trust
City of London Investment Trust, com um rendimento de 4,74 por cento, é uma opção popular para investidores que buscam renda, e é um chamado herói dos dividendos, tendo aumentado dividendos por 57 anos consecutivos.
Nick Wood diz: "O recorde de City of London pode ser atribuído ao foco do fundo em investir em empresas listadas no Reino Unido, com modelos de negócios robustos que podem crescer dividendos ao longo do tempo.
"O sucesso do fundo também se deve à dedicação inabalável de Job Curtis, que há 33 anos mantém uma abordagem disciplinada para a seleção de ações com o objetivo de manter uma ampla variedade de investimentos. Ao não assumir posições excessivamente grandes em ações ou setores, Job visa permitir que a seleção de ações impulsione o desempenho, como tem feito por muitos anos." Custos contínuos: 0,37%
Fundo de Índice: Legal & General UK Index
O Legal & General UK Index é um fundo rastreador do FTSE All Share que segue o amplo mercado de ações do Reino Unido. Tem um custo contínuo de 0,1 por cento, é muito barato e é grande o suficiente para manter todas as empresas do índice. Este é um excelente fundo rastreador simples do Reino Unido para investimentos passivos. Custos contínuos: 0,10%
Fundo de Índice: State Street SPDR FTSE UK All Share ETF
Para investidores que preferem usar ETFs para rastrear um mercado, o State Street SPDR FTSE UK All Share ETF tem um objetivo simples - rastrear o desempenho do amplo mercado de ações do Reino Unido, com um baixo custo contínuo de 0,2 por cento.
Segue o índice FTSE All-Share do Reino Unido, que inclui as ações do FTSE 100, 250 e Small Cap que compõem todas as listadas no mercado principal da Bolsa de Valores de Londres. Isso cobre 98 por cento das empresas listadas no Reino Unido por capitalização de mercado, mas exclui ações AIM. Custos contínuos: 0,20%
Man GLG Income
Man GLG Income é um fundo de ações do Reino Unido que investe em empresas de pequeno, médio e grande porte.
Laith Khalaf, chefe de análise de investimentos da AJ Bell, diz: "O gerente do fundo Henry Dixon é muito experiente e sua mentalidade analítica proporciona um nível de pragmatismo que permite ao fundo navegar por uma variedade de condições de mercado. Ele é apoiado por um pequeno número de gerentes de portfólio e analistas.
"A equipe busca empresas subvalorizadas e desprezadas, identificando dois tipos de ações: aquelas que estão sendo negociadas abaixo do custo de reposição e aquelas onde o mercado parece estar subvalorizando os fluxos de lucro. Dado o foco em gerar renda, todas as ações mantidas devem ter um rendimento em linha com o mercado." Custos contínuos: 0,90%
Temple Bar Investment Trust
Temple Bar investe em um portfólio concentrado de cerca de 30 empresas geradoras de dividendos, de grande e médio porte. Três quartos do fundo estão em empresas do Reino Unido, com a maior parte do restante em ações europeias.
Simon Lambert diz: "O fundo Temple Bar é gerido por Nick Purves e Ian Lance desde outubro de 2020 e oferece uma oportunidade de investir em ações do Reino Unido que os gerentes orientados por valor julgam estar muito baratas", diz Simon Lambert. (Assista à nossa entrevista em vídeo com Ian Lance do Temple Bar)
"O bônus para os investidores é que isso também vem com renda de dividendos e o fundo tem um rendimento de cerca de 3,5 por cento. Os gerentes procuram ações negociadas a avaliações atraentes em relação ao seu valor intrínseco e estão dispostos a adotar posições contrárias com uma visão de longo prazo." Custos contínuos: 0,56%
M&G Emerging Markets Bond Fund
O M&G Emerging Markets Bond Fund investe em um portfólio diversificado de títulos de mercados emergentes e fronteiriços e oferece um rendimento de quase 7%. Entre os principais países em que investe estão Brasil, Indonésia, África do Sul e México.
Laith Khalaf diz: "O desempenho de longo prazo do fundo tem sido muito impressionante, superando seu índice composto em todos os anos civis, exceto um, desde seu lançamento em 2013.
"A divisão neutra entre (dois terços) títulos governamentais e (um terço) títulos corporativos, bem como (dois terços) moedas de mercados desenvolvidos e (um terço) moedas de mercados emergentes, resulta em um portfólio diversificado por fatores de risco. A seleção de crédito bottom-up da equipe tende a gerar um rendimento mais alto do que o índice composto, dada a preferência da equipe por emissores de alto rendimento e títulos de países periféricos." Custos contínuos: 0,70%
Fundo de índice: Vanguard FTSE All-World High Dividend Yield
O ETF da Vanguard fornece aos investidores exposição a um amplo portfólio de ações, acompanhando o índice FTSE All-World High Dividend Yield.
O índice é composto por cerca de 2.000 empresas grandes e médias, excluindo trusts imobiliários, em mercados desenvolvidos e emergentes. Sua maior ponderação é na América do Norte, que representa cerca de 47%, com 25% investidos em empresas europeias. Ele oferece um rendimento de dividendo atraente de 3,17% a um custo baixo. Custos contínuos: 0,29%
FP Carmignac Emerging Markets
O FP Carmignac Emerging Markets é um fundo de alta convicção que busca crescimento atrativo entre grandes e médias empresas de mercados emergentes.
Darius McDermott diz: "A abordagem ativa e independente de benchmark deste fundo dentro do diversificado cenário de mercados emergentes tem proporcionado um desempenho excelente desde o seu início.
"O fundo visa especificamente empresas geradoras de caixa em setores pouco explorados nas economias emergentes, com fundamentos macroeconômicos saudáveis. Acreditamos que este fundo é uma consideração forte para quem busca exposição ativa a mercados emergentes." Custos contínuos: 0,95%
Templeton Emerging Markets
Templeton Emerging Markets é um trust de investimento com uma longa história de retornos, gerido durante anos pelo famoso gestor Mark Mobius, antes de ele sair para iniciar seu próprio trust de investimento homônimo.
Jason Hollands diz: "Templeton Emerging Markets é o pioneiro dos investimentos em mercados emergentes, investindo desde 1989. Agora é gerido por Chetan Sehgal, baseado em Singapura, e Andrew Ness, baseado em Edimburgo, da Franklin Templeton.
"É um trust diversificado que investe em empresas de mercados emergentes da Ásia à América Latina e atualmente está com sobrepeso em Coreia do Sul e Brasil, com temas notáveis atualmente sendo tecnologia e finanças." Custos contínuos: 0,97%
FSSA Global Emerging Markets Focus
O FSSA Global Emerging Markets Focus investe em 40-45 empresas grandes e médias em mercados emergentes.
Darius McDermott diz: "O gestor Rasmus Nemmoe tem uma mentalidade de retorno absoluto e busca empresas de qualidade que possam demonstrar crescimento sustentado e previsível a longo prazo. Ele alcança isso por meio de uma abordagem bottom-up, independente de benchmark.
"O fundo também tem uma forte ética ambiental, social e de governança sem se rotular como tal. O fundo já apresentou retornos fortes em relação ao seu benchmark durante o mandato de Rasmus." Custos contínuos: 0,60%
TM Redwheel Global Emerging Markets
O TM Redwheel Global Emerging Markets é um fundo relativamente pequeno, com pouco mais de £100 milhões, que oferece uma abordagem diferente de seus concorrentes maiores.
Jason Hollands diz: "O fundo TM Redwheel Global Emerging Markets se diferencia de muitos de seus rivais por ter a flexibilidade de investir até 20% em 'mercados fronteiriços', como Vietnã e Cazaquistão, além dos principais mercados emergentes, como China, Índia, Brasil e Coreia do Sul.
"O gestor John Malloy busca identificar empresas em crescimento com fortes fluxos de caixa sustentáveis a avaliações atraentes. Gostamos do envolvimento ativo do fundo com suas participações, incluindo riscos ESG, e acreditamos que sua exposição tanto a mercados emergentes quanto a mercados fronteiriços oferece um portfólio mais diversificado do que muitos de seus pares." Custos contínuos: 1,25%
Fundo de índice: iShares Emerging Markets Equity Index
O iShares Emerging Markets Equity Index é uma maneira simples de construir exposição a mercados emergentes, com custos contínuos de apenas 0,21%. Investe em cerca de 1.700 países de mercados emergentes, mas esteja ciente de que uma grande parte do dinheiro acaba na China, com 28%.
Entre as maiores participações estão a Índia, com 23% do portfólio, Taiwan, com 21%, e depois o Brasil, com 5%. Ações de tecnologia e financeiras dominam o índice, representando quase metade, com ações de consumo logo atrás, com 11%. Custos contínuos: 0,19%
Allianz Technology Trust
As grandes ações de tecnologia têm recompensado generosamente os investidores nos últimos anos, mas há preocupações sobre as altas avaliações de algumas dessas gigantes. Escolher um fundo gerido ativamente ou um trust de investimento como o Allianz Technology, que ainda contém muitas dessas gigantes, pode ser uma maneira de mitigar esses medos.
Jason Hollands diz: "O Allianz Technology Trust é nossa principal escolha para um portfólio especializado em tecnologia. Gerido por Mike Seidenberg, ele possui um processo de investimento bottom-up repetível e robusto, focado em características de crescimento, qualidade e avaliação.
"O portfólio oferece uma boa diversificação entre sub-setores. Também emprega uma estratégia de alta convicção, fortemente ponderada para os EUA e com foco em empresas de grande/média capitalização. A equipe está sempre conversando com pessoas e tentando aprender o que consumidores e empresas vão fazer no espaço da tecnologia." Custos contínuos: 0,70%
Comgest Growth Japan
O Comgest Growth Japan busca selecionar cuidadosamente do mercado japonês, que tem obtido bons ganhos recentes, mas pode ser uma perspectiva complicada para os investidores.
Darius McDermott diz: "O Comgest Growth Japan é um portfólio concentrado de apenas 30-40 empresas japonesas de alta qualidade e crescimento a longo prazo. Cada participação é adquirida com uma perspectiva de três a cinco anos.
"O fundo usa o mesmo processo bem definido que a empresa tem usado com sucesso em todas as suas estratégias ao longo de três décadas. Mas, ao mesmo tempo, a empresa permite que seus gestores administrem seus fundos com total liberdade, permitindo que suas habilidades de seleção de ações brilhem. A equipe tem uma abordagem sem restrições e demonstrou uma boa gestão ativa em uma região que, no passado, tornou difícil para os gestores mostrarem sua vantagem." Custos contínuos: 0,90%
HG Capital Trust
O HG Capital Trust é um trust de investimento em private equity, que investe principalmente em empresas privadas na Europa, mas cada vez mais nos EUA, que oferecem software e serviços críticos para negócios.
Nick Wood diz: "A estratégia oferece exposição a negócios lucrativos com receitas altamente recorrentes, que estão crescendo em lucros e receitas em média cerca de 30% ao ano, com exposição a fortes ventos favoráveis estruturais de IA e melhoria da produtividade dos trabalhadores.
"O HG Capital tem um recurso altamente experiente e profundo que apoia suas empresas investidas a crescerem seus negócios ao longo do período típico de cinco a sete anos de posse. Em mercados privados que têm se mostrado muito desafiadores nos últimos dois anos, o HGT parece muito bem preparado para aproveitar, com um portfólio de negócios fortes operando bem e acelerando o crescimento e, crucialmente, liquidez significativa para aproveitar oportunidades atraentes em um mercado em recuperação." Custos contínuos: 1,70%
Ashoka India Equity
O mercado de ações da Índia está em alta - os índices Nifty Fifty e Sensex mais que dobraram em cinco anos - e sua economia está crescendo rapidamente, mas este é outro mercado onde a seleção ativa de ações, como a do Ashoka India Equity, pode ajudar a evitar armadilhas.
Jason Hollands diz: "Sou um grande otimista de longo prazo na Índia, o país mais populoso do mundo, que tem uma população jovem e em rápida expansão e uma classe média em crescimento. Este trust é gerido por Prashant Khemka da White Oak Capital Partners, uma empresa sediada em Singapura que ele lidera, tendo anteriormente gerido fundos da Índia e Mercados Emergentes na Goldman Sachs.
"Uma característica incomum é que o trust não cobra taxas de gestão anuais fixas, mas sim 30% dos retornos acima do desempenho do índice MSCI India IMI (sujeito a um teto), então os gestores só são pagos quando superam o mercado." Custos contínuos: 0,32% (taxa de performance)
Fidelity China Special Situations
O Fidelity China Special Situations, gerido por Dale Nicholls, investe em negócios chineses subvalorizados, com uma tendência para empresas de pequena e média capitalização. Possui uma alocação de até 15% em empresas não listadas, a qual está atualmente maximizada.
Alex Watts diz: "Os investidores devem estar cientes do perfil de risco elevado que o fundo pode apresentar devido aos altos níveis de alavancagem, volatilidade do desconto, exposição a empresas privadas e alocação em empresas menores, bem como a incerteza macroeconômica associada ao investimento na China.
"No entanto, a própria experiência e conhecimento de Nicholls sobre a região, assim como o amplo recurso da equipe de analistas da Fidelity, posicionam o fundo bem para se beneficiar do crescimento estrutural da China e da ascensão do consumidor chinês. Um histórico de longo prazo de desempenho superior é um testemunho da capacidade do fundo de gerar retornos superiores através de sua estratégia ousada ao longo do tempo." Custos contínuos: 0,98%
Scottish Mortgage
O Scottish Mortgage é um trust de investimento extremamente popular que recompensou investidores aventureiros de longo prazo, embora o desempenho recente tenha sido decepcionante, o que significa que ainda está sendo negociado com um desconto de 8%.
Alex Watts diz: "Gerido por Tom Slater e Lawrence Burns, busca investir em empresas de crescimento inovadoras que serão vencedoras no futuro, mas isso pode resultar em um desempenho extremo a curto prazo, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.
"Além disso, um ativo único da estrutura do trust de investimento é a capacidade de tomar empréstimos para aumentar os retornos aos investidores, e essa é uma facilidade prontamente utilizada pelo fundo. Embora isso possa aumentar os retornos, também significa que retornos negativos podem ser exagerados. Portanto, este fundo é mais apropriado para investidores com horizontes de investimento mais longos, de pelo menos cinco anos." Custos contínuos: 0,35%
Worldwide Healthcare Trust
O Worldwide Healthcare Trust investe em empresas globais de farmacêutica e biotecnologia e é gerido pela OrbiMed, a maior empresa de gestão de fundos especializada em saúde do mundo.
Laith Khalaf diz: "O fundo tem uma abordagem de crescimento para o que tradicionalmente é uma indústria mais defensiva dentro dos mercados de ações. Os retornos relativos de três e cinco anos da estratégia são decepcionantes, predominantemente devido aos grandes pesos do portfólio nos mercados emergentes e no setor de biotecnologia emergente, bem como ao subpeso em grandes empresas farmacêuticas.
"O fundo também passou a ter um desconto de quase 10% durante o período. No entanto, os gestores acreditam que os fundamentos dentro da biotecnologia permanecem atraentes, com avaliações favoráveis e um aumento esperado em fusões e aquisições em todo o setor, particularmente dado o aumento da atenção dos investidores para a inovação em medicamentos e tecnologia relacionada.
"Dada a calibre da equipe de investimento e olhando para o sucesso de longo prazo da estratégia dentro da franquia OrbiMed, o Worldwide Healthcare Trust oferece uma proposta de investimento atraente no espaço da saúde." Custos contínuos: 0,90%
Odyssean Investment Trust
O Odyssean Investment Trust é um trust de empresas menores do Reino Unido que adota uma abordagem diferente de muitos rivais, mantendo um portfólio altamente concentrado e buscando engajar ativamente com as empresas em que investe.
Simon Lambert diz: "Para muitos investidores, a atração por empresas menores é forte, com histórias interessantes, negócios ágeis e o potencial para grandes ganhos de preços de ações, combinando para criar uma grande atração. O lado negativo disso é que as small caps também podem ser um campo minado para investidores pessoais na seleção de ações, se algo der errado.
"Uma maneira de tentar se beneficiar do potencial substancial das empresas menores do Reino Unido - que são amplamente consideradas como subvalorizadas - enquanto mitiga seus riscos é escolher um trust de investimento gerido por selecionadores ativos de ações.
Odyssean Investment Trust
"O Odyssean oferece uma forma muito ativa de fazer isso, com os gestores Stuart Widdowson e Ed Wielechowski gerindo um portfólio de £215 milhões com apenas 25 ações, nas quais as dez principais dominam. Os gestores dizem que 'o engajamento corporativo construtivo é uma parte fundamental da abordagem do Odyssean', pois eles buscam fazer com que as empresas menores em que investem cresçam e gerem retornos para os acionistas. O trust tem um forte histórico de desempenho e é negociado com um ligeiro prêmio, mas é uma proposta de risco mais alto.
"Investidores que procuram um trust de empresas menores do Reino Unido mais amplo poderiam considerar BlackRock Smaller Companies ou Throgmorton."
Comparar as melhores plataformas de investimento DIY e Isas de ações e participações
Investir online é simples, barato e pode ser feito no seu computador, tablet ou telefone, em um horário e local que lhe convier.
Quando se trata de escolher uma plataforma de investimento DIY, Isa de ações e participações ou uma conta de investimento geral, a variedade de opções pode parecer esmagadora.
Cada provedor tem uma oferta ligeiramente diferente, cobrando mais ou menos para negociar ou manter ações e dando acesso a uma gama diferente de ações, fundos e trusts de investimento.
Ao avaliar a melhor para você, é importante considerar o serviço que ela oferece, junto com as taxas de administração e de negociação, além de quaisquer outros custos extras.
Para ajudá-lo a comparar as melhores contas de investimento, analisamos os fatos e reunimos um guia abrangente para escolher a melhor e mais barata conta de investimento para você.
Destacamos os principais players na tabela abaixo, mas recomendamos que você faça sua própria pesquisa e considere os pontos em nosso guia completo vinculado aqui.
Guia completo do This is Money para as melhores plataformas de investimento e Isas
As plataformas destacadas abaixo são selecionadas de forma independente pelos jornalistas especializados do This is Money. Se você abrir uma conta usando links que têm um asterisco, o This is Money ganhará uma comissão de afiliado. Não permitimos que isso afete nossa independência editorial.