A FORMAÇÃO GEOLÓGICA MAIS MISTERIOSA DA HISTÓRIA

Monte Roraima, Venezuela
Há mais de 500 anos, cientistas de todo o mundo tentam decifrar a origem geológica única do Monte Roraima, no sul da Venezuela. Além de se erguer quase 3 mil metros acima do nível do mar, a montanha tem uma morfologia antinatural, que parece ter sido cortada com facas pela precisão de seus ângulos de milhões de anos.
Esta formação rochosa é a maior do tipo em toda a América do Sul, e faz parte da cadeia montanhosa do Pakaraima. Há mais de 5 séculos que intrigado historiadores, geólogos e outros cientistas por serem uma montanha sem ponta
O topo do Monte Roraima é totalmente horizontal, ocupa uma área de mais de 30 km quadrados, cercado por cachoeiras, penhascos e outros acidentes geográficos raros no mundo. Visto desta forma, poderia ser considerado como uma ilha nas alturas.
O Monte Roraima abriga uma grande diversidade de espécies vegetais e animais endêmicos. Geólogos e biólogos de todo o mundo estimam que esconde algumas das espécies que a ciência não tem registro, pois há espaços na montanha que ainda se mantêm inexplorados.
Sua origem é um mistério.
Pensa-se que o Monte Roraima foi produto de um grande terremoto no passado. No entanto, não se tem certeza da origem, pois acidentes geológicos criados de maneiras semelhantes não têm essa forma. Isso levou os cientistas a pensar que pode ser a formação rochosa mais antiga da Terra.
Pesquisa de campo é difícil, pois o acesso às áreas virgens é complicado: não há caminho direto para o Monte Roraima. Pelo contrário, você tem que chegar escalando outras montanhas da cadeia do Pakaraima. Caso contrário, você só pode entrar de helicóptero. Aqueles que tentaram vias alternativas perderam a vida, pelo que é necessária uma autorização especial das autoridades locais.
+

Fonte: MONTE RORAIMA: A FORMAÇÃO GEOLÓGICA MAIS MISTERIOSA DA HISTÓRIA / National Geographic
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال