As novidades que chegam ao Pix até o próximo ano



Agenda de implementações do Banco Central inclui novos limites em celulares sem registro, transações recorrentes, pagamento por aproximação e débito automático


O Pix é um fenômeno: o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos foi lançado em 2020 e ganhou diversas novidades desde a estreia. O Banco Central mantém uma agenda futura para futuras implementações de recursos, como débito automático, pagamentos por aproximação e mais.

Duas novidades do Pix devem chegar ainda em 2024, e outros dois recursos desembarcam no próximo ano. O Banco Central também divulga uma lista de funções que estão no radar, mas sem data definida para implementação.

Pix agendado recorrente

Já é possível agendar um Pix para uma determinada data. A partir de 28 de outubro de 2024, os bancos também deverão oferecer uma opção para agendar pagamentos que se repetem todos os meses.

A função atenderá tanto pessoas físicas como jurídicas. O Pix agendado pode facilitar a vida dos esquecidos que precisam pagar prestadores de serviços todo mês, por exemplo. Para empresas que efetuam cobranças, como academias e escolas, o Pix Automático pode ser uma solução mais elegante.

Limites menores para pagamentos


O Banco Central impôs novas regras que limitam os valores que podem ser transferidos via Pix utilizando dispositivos que não haviam sido cadastrados anteriormente. A medida vale a partir de 1º de novembro de 2024.

Com o intuito de coibir fraudes, os bancos poderão autorizar transações em celulares ou computadores desconhecidos com valores máximos de R$ 200 por cada Pix; além disso, há um limite diário de R$ 1.000 nesse tipo de equipamento.

Para reestabelecer o limite, o usuário deverá cadastrar o dispositivo junto à instituição financeira. Essa autenticação pode envolver diversos parâmetros de segurança, incluindo identificação biométrica, código por SMS ou WhatsApp e localização geográfica.

Pix por aproximação

É muito prático utilizar Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay: basta aproximar o celular autenticado na maquininha para efetuar um pagamento utilizando cartões de crédito ou débito. De acordo com o Banco Central, o Pix por aproximação deve ficar disponível a partir de fevereiro de 2025, e os testes da plataforma começam em novembro.

Uma das vantagens do Pix por aproximação é que o consumidor não precisará autenticar no aplicativo do banco toda vez que efetuar uma transação. O pagamento será feito utilizando a carteira digital do próprio celular, que geralmente é protegida com biometria facial ou por impressão digital.ler mais

 

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال