William Sylvester Harley, também conhecido como William S. Harley, foi um empresário e engenheiro da Harley-Davidson. Nascido em 1880 e falecido em 1943, William S. Harley demonstrou interesse pelo desenvolvimento inicial da bicicleta, o que despertou sua fascinação pela mecânica e engenharia. Com seu amigo Arthur Davidson, ele começou a equipar bicicletas com motores. Em 1903, Harley, Davidson e os dois irmãos de Davidson fundaram a Harley-Davidson Motor Company, que logo se tornou a maior fabricante de motocicletas do mundo.
Primeiros Anos
Um dos fundadores originais da Harley-Davidson Motor Company, William Sylvester Harley, nasceu em 29 de dezembro de 1880, em Milwaukee, Wisconsin. Ambicioso e com um bom olho para os negócios, Harley iniciou sua carreira aos 15 anos, quando conseguiu um emprego em uma fábrica de bicicletas. Trabalhando com ele estava seu amigo de infância, Arthur Davidson, que, assim como Harley, tinha uma mente voltada para a mecânica. Os dois compartilhavam um profundo interesse por bicicletas e estavam convencidos de que poderiam criar um novo tipo de bicicleta motorizada que seria mais fácil de pilotar. Logo, os dois amigos começaram a experimentar motores a gasolina em suas próprias bicicletas.
Determinado a melhorar sua vida, Harley foi para a faculdade, sendo o primeiro de sua família a fazê-lo, e eventualmente obteve um diploma em engenharia mecânica pela Universidade de Wisconsin-Madison em 1907. Desenhista treinado, Harley retornou a Milwaukee após a faculdade e começou a trabalhar novamente com Davidson para realizar seu sonho de construir uma bicicleta motorizada. Logo, eles contaram com a ajuda dos dois irmãos mais velhos de Davidson: Walter, um maquinista ferroviário que trouxe ao jovem empresa um mecânico habilidoso, e William, um encarregado de ferramentaria.
Harley-Davidson Motor Company
Em 1903, os quatro homens formaram a Harley-Davidson Motor Company, que operava a partir de um pequeno galpão no quintal da família Davidson. O nome de Harley foi colocado em destaque porque ele foi creditado com a ideia original da motocicleta. No primeiro ano, a empresa produziu três bicicletas, que incluíam um pedal e uma manivela de bicicleta, além de um motor de cilindro único.
Nos anos seguintes, a empresa refinou a ideia da motocicleta e atraiu novos negócios. Em 1909, a empresa tinha sua própria fábrica, empregava 35 trabalhadores e produzia mais de mil motocicletas por ano.