As origens exatas do arco não são claras, mas é geralmente aceito que não tem nada a ver com o general romano Nero Claudius Drusus (38-9 a.C.), enteado de Augusto e irmão do imperador Tibério.
O Arco de Druso está localizado dentro da Porta San Sebastiano na Via Appia, e faz parte do aqueduto construído sob Caracalla, chamado Aqua Antoniana, feito para fornecer água para seus banhos.
É um arco do referido aqueduto e não um arco triunfal.
O arco foi construído em 211-216 DC, simplesmente como uma entrada decorativa para Roma a partir da Via Appia Antica. A Aqua Antoniana era uma filial da Aqua Marcia.
O arco é mais ornamental do que o resto, o que era típico quando um aqueduto cruzava uma estrada. Revestido de mármore branco e decorado com colunas de mármore da Numídia com capitéis compostos colocados sobre pedestais,o entablamento era encimado por um frontão, do qual ainda se pode ver um vestígio.
O próprio aqueduto terminava em um grande reservatório, onde a água corria por várias cisternas, depositando seus sedimentos e tornando-se aquecida.
O nome deriva do fato de que a Notitia identifica um Arco de Drusus no Regio I que foi erguido pelo Senado, que ‘O senado, além de muitas outras honras, elegeu para ele um arco de mármore adornado com troféus na Via Ápia, e o sobrenome Germânico para ele e seus descendentes’
Suetônio, Vida de Cláudio 1.3.📗✍
'Drusus, junto com seus filhos, recebeu o título de Germanicus, e ele recebeu outras honras de estátuas, um arco e um cenotáfio na margem do próprio Reno.'
Cassius Dio Roman History 55.2.3.📗✍
Apesar deste arco não ter nada a ver com Nero Claudius Drusus, continua a ser um belo exemplo de como a antiguidade foi incorporada aos nossos tempos, como os muitos carros e pessoas que passam por baixo ajudam a demonstrar.
#imperioromano #caracalla
Tags
história