O pai de Alberto Santos Dumont: Henrique Dumont foi um engenheiro e cafeicultor brasileiro.


Filho de imigrantes franceses, é considerado um dos três reis do café da sua época, introduzindo métodos modernos na cafeicultura. 

Foi encarregado, em 1872, por Dom Pedro II a construir um trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil em Minas Gerais, na subida da Serra da Mantiqueira. Com o canteiro de obras fixado na localidade de Cabangu, a família se instalou em uma fazenda próxima; neste local, em 1873, nasceria no mesmo dia em que o pai completou 41 anos, o seu filho mais ilustre: Alberto Santos Dumont. 

Quando a ferrovia foi concluída, Henrique Dumont decidiu dedicar-se ao cultivo do café. Sai de Minas Gerais e vai para o município de Valença, no Rio de Janeiro; nessa região, seu filho Santos Dumont, foi batizado em 1877 na Paróquia de Santa Tereza, atual município de Rio das Flores. Sua Fazenda, Arindeuva, chegou a ser a mais moderna da América do Sul, com cinco milhões de pés de café, 96 quilômetros de ferrovias e sete locomotivas. Em 1890, caiu da charrete numa de suas fazendas e o acidente o deixou hemiplégico. 

Posteriormente, em 1891, em consequência do tratamento, vendeu suas fazendas e partiu para a Europa com sua família. Pouco antes de morrer, em 1891, Henrique emancipou os seus filhos menores e entregou a cada um sua parte na herança. Ao seu filho Alberto Santos Dumont teria dito "Desista de ser doutor, vá estudar mecânica". Aos 60 anos, em 30 de Agosto de 1892, morre na cidade do Rio de Janeiro.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال