O que os romanos deixaram na Hispânia


 Sete séculos foi o tempo que os romanos estiveram na Hispânia, no território da Península Ibérica.  
E nestes séculos, de 218 a.C,até ao século V, o Império construiu grandes monumentos que representavam o esplendor de Roma. 

Monumentos que foram preservados e que são atualmente uma referência cultural que mostra a diversidade de culturas que moldaram a história da Espanha.  
Uma procura turística que nos aproxima dos costumes deste império que latinizou a Península Ibérica.  

A região produziu grandes generais e políticos para Roma, Trajano e Adriano, dois dos maiores imperadores de todos os tempos, onde a Hispânia hispânica era uma das províncias mais romanizadas do império.  

Uma boa prova disso foi que vários imperadores nasceram na península.  Houve também filósofos importantes como Sêneca e escritores como Quintiliano e Marcial.

A cultura romana tinha um carácter eminentemente prático e por isso foram grandes engenheiros e grandes construtores de obras públicas,o domínio de Roma deixou na Hispânia uma densa rede urbana (Tarraco, César Augusta, Emerita, Toletum...) ligada por um complexo sistema de estradas e outras infra-estruturas públicas.

 Os edifícios de lazer eram teatros, onde se realizavam peças de teatro, circos, onde se realizavam corridas de bigas;os anfiteatros, onde lutavam os gladiadores, e os banhos termais, que eram uma espécie de spa público.  

Os memoriais foram feitos para lembrar uma pessoa ou um evento importante, como a vitória em uma batalha.  
Destacam-se os arcos triunfais e as colunas comemorativas.  
As obras públicas serviram para melhorar a vida na cidade,por exemplo, foram construídos portos, pontes e aquedutos para levar água às cidades.
Os hispânicos assimilaram a língua, a religião e a lei romanas.  

A língua dos romanos era o latim, que substituiu as línguas faladas antes da conquista romana. 
Os romanos melhoraram a comunicação entre as cidades da Península criando uma extensa rede de calçadas, que eram estradas de pedra.  

As principais vias de comunicação eram a Via de la Plata, que atravessava a península de norte a sul, e a Via Augusta, que corria ao longo da costa mediterrânica,além disso, algumas destas estradas ligavam a Hispânia ao resto do império.  
Em suma, a romanização deu à Hispânia uma identidade estável e introduziu-a plenamente num Império que seria decisivo na evolução da História da Humanidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال