Um corpo urbano no qual escritórios, casas, hotéis, hospitais e escolas estão quase totalmente cobertos de plantas e árvores de uma ampla gama de variedades e tamanhos, está a ser implementado numa área de cerca de 175 hectares.
O projecto estende a experimentação bem-sucedida já em andamento pela primeira vez em Milão com o protótipo de construção da Floresta Vertical, propondo e desenvolvendo um modelo de arquitetura e habitat capaz de interpretar o tema da biodiversidade à escala urbana e redefinir a relação entre humanos e outras espécies vivas.
Além de abrigar cerca de 30.000 habitantes, a nova cidade proporcionará um ambiente confortável para plantas e árvores em todos os edifícios: no total, a cidade florestal de Liuzhou abrigará cerca de 40.000 árvores e 1 milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes.
Com o plantio de 40 mil árvores e mais de 1 milhão de plantas de variadas espécies, o projecto vai absorver cerca de 10.000 toneladas de CO2 e 57 toneladas de partículas finas anualmente, além de gerar aproximadamente 900 toneladas de oxigénio. Este esforço contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade do ar, a redução das temperaturas urbanas, o aumento da biodiversidade e a criação de um habitat diversificado para a fauna.
Fonte:maisfloresta