O título de que mais se orgulha a cidade fronteiriça de Pedras Negras, Coahuila, é o de “Berço dos Nachos”, um dos lanches mais populares dos EUA.
Eles estão tão orgulhosos da sua invenção que em 1995 criaram o Festival Internacional do Nacho e celebram todos os anos.
Ignacio Anaya García nasceu em Acuña, Coahuila, em 15 de agosto de 1895 e faleceu em 26 de setembro de 1975 aos 80 anos de idade.
Durante sua juventude, Nacho decidiu viver em Pedras Negras. Nesta cidade, não só conheceria Maria Antonieta, o amor da sua vida, mas criaria o seu prato mais famoso, os Nachos.
O estabelecimento, que normalmente atendia o público local, recebeu a visita de um grupo de mulheres esposas de soldados americanos residentes na base aérea de Fort Duncan, que solicitaram algo para comer como aperitivo.
Club Victoria era o nome do lugar e Ignacio era o chefe e encarregado da cozinha.
As mulheres pediram algum aperitivo para saborear durante a palestra.
Não se sabe se era muito cedo ou tarde quando as mulheres chegaram ao estabelecimento.
O que se sabe é que no restaurante não havia os ingredientes necessários para preparar o tradicional menu.
Perante uma emergência tão grande, Ignacio dirigiu-se para a cozinha e começou a cortar algumas tortillas em forma de triângulo que tinha disponíveis para fritar, depois adicionou-lhes queijo Wisconsin e algumas fatias de pimenta jalapeño e depois assou-as.
As mulheres ficaram encantadas com o prato e para surpresa do próprio Ignacio perguntaram entusiasmada qual era o nome de uma preparação tão deliciosa, Ignacio pensou rapidamente e respondeu: «Nacho’s Special»...