Portagens grátis dão poupança até 7,40 euros por viagem

 Pagamento acaba nas ex-SCUT. Comissão de Utentes da Via do Infante saudou medida, mas aponta que “luta ainda não acabou”



O fim das portagens nas antigas SCUT faz com que os condutores de motas e veículos ligeiros de classe 1 poupem até 7,40 euros por viagem nas autoestradas que deixaram de ser pagas desde quarta-feira, primeiro dia de 2025.

A maior poupança vai para os utilizadores da A23, que vão deixar de pagar os 7,40 euros da viagem entre Torres Novas e Guarda. Quem tiver automóveis de classe 2 poupa 12,75 euros, enquanto os condutores de pesados deixam de pagar entre 16,60 euros (classe 3) e 18,40 euros (classe 4).As vias que passam a ser grátis para os automobilistas são a A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve, conhecida como Via do Infante), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (beiras Litoral e Alta) e A28 (Minho), esta última apenas entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A abolição das portagens foi celebrada pelos utentes das vias que passam a não ter custos. “Foi uma luta interessante e que saiu vitoriosa, não obstante os prejuízos que causou ao Algarve”, afirmou João Vasconcelos, da Comissão de Utentes da Via do Infante, no Algarve. Sublinhou, contudo, que “a luta ainda não terminou”, exigindo a desmontagem dos pórticos para evitar receios que, um dia, as vias voltem a ser pagas.

Apesar do custo zero nestes troços, as portagens deverão aumentar 2,2% este ano. Na A1, entre Lisboa e Porto, o valor sobe 70 cêntimos, com os automobilistas que conduzam carros ligeiros a pagarem 24,60 euros pela viagem.

Fonte: www.cmjornal.pt

Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال