Os moradores de uma aldeia no sul do Quénia assustaram-se quando um enorme anel metálico de 2,5 metros de diâmetro caiu do espaço e provocou um forte estrondo. A agência espacial do país suspeita que o objeto seja um fragmento de um foguetão e está a investigar.
Um anel metálico de meia tonelada e 2,5 metros de diâmetro caiu, nesta segunda-feira, na região de Makueni, no sul do Quénia, deixando os moradores assutados. O objeto poderá fazer parte de restos de um foguetão, segundo aAgência Espacial do Quénia (KSA).No comunicado publicado na rede social X (antigo Twitter), a agência espacial acredita tratar-se de “um anel de separação de um veículo de lançamento espacial".
Following the discovery of a metallic fragment of a space object in Mukuku Village, Makueni County, the Kenya Space Agency has issued the following statement. Read more for details on the incident, preliminary findings, and next steps. pic.twitter.com/n8gsvoKku4
— Kenya Space Agency (@SpaceAgencyKE) January 1, 2025
O incidente não causou feridos ou danos, mas assustou a população local. Ainda no comunicado, a Agência Espacial do Quénia referiu-se a "um caso isolado", mas que ainda assim, vai requerer uma "investigação mais aprofundada", tendo acabado por proteger a área e recolhido os destroços.
The 🇰🇪 Kenya Space Agency confirmed that a 500 kg metallic ring found in Mukuku Village, Makueni County, is rocket debris.
— Africa Firsts (@AfricaFirsts) January 1, 2025
The area was secured, and investigations are ongoing.
Public safety remains assured. pic.twitter.com/HmnCX8aNzP
A KSA aproveitou para avisar sobre o crescente problema de detritos espaciais, que muitas vezes caem em áreas desocupadas, mas ocasionalmente atingem zonas habitadas.
fonte sicnoticias.pt